Doze anos depois de todos os voos nacionais que chegam e saem de Belo Horizonte serem transferidos do aeroporto da Pampulha para o de Confins, a discussão do caminho de volta começa a ganhar força. Nesta semana, a Azul começou a voar do terminal da Pampulha para Brasília, Rio de Janeiro e Vitória, e o movimento de aumentar o movimento no terminal tem o apoio do governo do Estado e da prefeitura.
Nesta terça, em audiência pública na Assembleia Legislativa, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rosso, disse que a maior utilização da Pampulha é uma demanda dos empresários, que perdem muito tempo em deslocamento até Confins. “Os empresários falam da importância de operar com voos para grandes capitais a partir da Pampulha”, afirma.
Ele diz que a discussão tem que ser feita também com a sociedade e com moradores da região e chegou a propor limite de horário para os voos, até as 22h ou 23h, para reduzir os incômodos para a vizinhança. O secretário municipal de Desenvolvimento, Eduardo Bernis, disse que a prefeitura também é favorável à maior utilização da Pampulha para voos nacionais.
Já o representante da BH Airport, empresa que administra o aeroporto de Confins, Dany Oliveira, é contra o incremento de voos nacionais na Pampulha. Ele teme que a concorrência entre os dois aeroportos prejudique a atração de voos internacionais para Belo Horizonte. De acordo com ele, o uso de dois aeroportos em uma mesma região metropolitana só é recomendado quando o terminal maior opera com mais de 35 milhões de passageiros por ano. O movimento anual de Confins, atualmente, é de 12 milhões de pessoas.
A Associação de Moradores do São Luiz e São José, bairros da região da Pampulha ameaçou entrar na Justiça caso os voos nacionais retornem em grande quantidade ao aeroporto.
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Já começa movimento pelo retorno dos voos
Prefeitura e governo do Estado apoiam mais rotas nacionais no terminal
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