Brasília. Ao todo, 105 empresas tiveram reclamações registradas por consumidores na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pelo segundo trimestre consecutivo.
Os casos denunciados pelos usuários à ANS são de desrespeito ao tempo máximo permitido entre o pedido de um procedimento, como consultas, exames e cirurgias, e seu atendimento.
Das cerca de mil operadoras de plano de saúde, 162 tiveram reclamações de usuários sobre o descumprimento dos prazos no segundo trimestre de 2012. Os atrasos foram registrados entre os dias 19/03 e 18/06.
Segundo a ANS, as operadoras de planos de saúde que não cumprem os prazos definidos pela agência estão sujeitas a multas de R$ 80 mil a R$ 100 mil, para situações de urgência e emergência. E, em casos de descumprimentos constantes, podem sofrer medidas administrativas.
Por isso, o consumidor deve prestar atenção. Após tentar agendar o atendimento com os profissionais ou estabelecimentos de saúde credenciados e não obter sucesso dentro do prazo máximo previsto, deve entrar em contato com a operadora para uma alternativa. Nesse contato, a pessoa deve anotar o número de protocolo.
Consultas
Perfil. Os planos suspensos pela ANS são empresariais, individuais e por adesão. Antes de comprar um plano, o órgão recomenda que o consumidor consulte se há restrições a ele.