Uma das 23 unidades de produção do Grupo Ferrero no mundo está em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. “Continuamos a fazer investimentos todos os anos de forma que Poços de Caldas está hoje entre as fábricas mais atualizadas em todo o mundo”, afirma o presidente da empresa no Brasil, Alessandro Nervegna.
A fábrica do Grupo Ferrero, que tem 400 funcionários, recebeu investimento total próximo aos R$ 300 milhões numa expansão das linhas de produtos que terminou em 2016, além de receber atualização tecnológica para as linhas existentes.
O grupo está presente no Brasil desde 1994, quando introduziu o Kinder Ovo. Em julho de 1997, a Ferrero iniciou a produção no Brasil, em Poços de Caldas, que atende o mercado interno e países como Alemanha, Argentina, Canadá, México, França, Itália, Equador, Rússia e Estados Unidos.
Para expandir o serviço a partir da fábrica instalada em Minas Gerais para mais mercados externos, Nervegna diz não ter ainda essa informação definida. “Dependerá de vários fatores internos e externos”, observa o presidente da Ferrero no Brasil.
Trajetória no Brasil. No início da trajetória no Brasil, o Grupo Ferrero começou com apenas dez funcionários, todos com um objetivo comum: desenvolver e expandir a empresa.
“Hoje, 24 anos depois, já contamos com cerca de mil funcionários e ampliamos nosso portfólio para mais oito marcas: Ferrero Rocher, Nutella, Kinder Bueno, Kinder Chocolate, Kinder Joy, Kinder Delice, Tic Tac e Ferrero Collection”, enumera o executivo. Sobre o volume total produzido na fábrica de Poços de Caldas, Nervegna informa a produção global consolidada no ano fiscal 2016/2017 que foi de 1.265.950 toneladas.
Planos de marketing. Nervegna afirma que o Brasil é um país estratégico para a Ferrero e que o grupo analisa cada um dos segmentos em que atua com muito cuidado. “Temos planos para cada marca de construir os valores que estão por trás de cada um e o posicionamento correto e adequado das características e das preferências culturais dos consumidores brasileiros. Um exemplo disso é a Nutella, que temos trabalhado seu consumidor como um ‘spread’ (passado ou espalhado no pão ou torrada) e, ao mesmo tempo, como a Nutella pode trazer um café da manhã mais alegre e familiar nos fins de semana”, diz.
Se há mudanças na maneira de comunicar a marca Ferrero para o público brasileiro, Nervegna diz que existem diretrizes globais para as marcas e também com a própria política de marketing que estabelece os compromissos assumidos pela Ferrero em nível global. “Nesse sentido as campanhas desenvolvidas em todo o Brasil respeitam as diretrizes, mas buscam uma abordagem que atenda às características culturais dos consumidores brasileiros”, analisa o executivo. Quanto ao volume de investimentos aplicados em um novo plano de marketing para o Brasil, Nervegna diz que esta é uma informação confidencial. “A empresa estabelece patamares claros e regulares para cada marca”, conclui.
Olhar do grupo tem um pouco mais de otimismo
Se há expectativa de aumentar o portfólio de produção na unidade industrial de Poços de Caldas, que atualmente totaliza nove produtos, o presidente da Ferrero no Brasil, Alessandro Nervegna, informa que a implantação de novas linhas dependerá de volumes alcançados em produtos que estão em fase de testes.
“Tendo recebido uma contribuição de investimento concluída em 2016, (Poços de Caldas) é uma das fábricas mais modernas do grupo. Vale lembrar que seguimos todos os compromissos e padrões de qualidade exigidos pelas matérias-primas estabelecidas globalmente”, afirma.
Mercado atual. De acordo com Nervegna, o Brasil sofreu um movimento na economia impactado por um processo de instabilidade nos últimos anos, com impacto no PIB e, consequentemente, na maioria dos segmentos de consumo, e muitos deles experimentando flutuações ainda maiores. No caso do chocolate, o executivo diz que houve “um comportamento alinhado ao mercado”. “E este ano tem nos levado a olhar com um pouco mais de otimismo”, diz.
- Portal O Tempo
- Economia
- Artigo
Minas abriga uma das fábricas mais modernas da Ferrero
Poços de Caldas, no Sul do Estado, tem uma das 23 indústrias do grupo nascido na Itália
Clique e participe do nosso canal no WhatsApp