Em sua origem, a palavra sazonalidade é derivada do estado favorável para o semear. Ao avaliar os efeitos dela, considerava-se a relação temporal e as estações influenciando nos períodos de plantio e colheita. Para cada período, diferentes recursos eram utilizados.
Já na linguagem administrativa, a sazonalidade representa a existência de ciclos na procura por determinados produtos ou serviços. As variações climáticas permanecem gerando influência no consumo de diversos produtos e serviços. Sorvetes e alimentação em geral, bebidas, turismo e vestuário.
Grande parte dos setores sofre os efeitos das estações do ano. Mas não é suficiente considerar que a sazonalidade é restrita às causas da natureza. É essencial observar a duração dos ciclos e as variações na demanda: os restaurantes que têm maior demanda no horário de almoço e jantar ou o turismo, nas férias escolares.
Alguns setores podem, até mesmo, apresentar mais de um tipo de variação. Uma academia, por exemplo, tem aumento na demanda nos meses anteriores ao verão e uma redução no inverno. Mas também há mais pessoas nos períodos imediatamente anteriores e posteriores às jornadas de trabalho.
Enquanto isso, elas são esvaziadas no decorrer do dia. Alguns setores econômicos conseguem um planejamento que mantém um equilíbrio nos níveis de produção. O excesso produzido nos períodos de menor demanda serão reservados para as fases de maior consumo.
No caso dos produtos perecíveis e dos serviços, além da adequação da estrutura organizacional para atender os períodos de alta, há necessidade de estratégias para melhor aproveitamento nos períodos de baixa. Para alguns setores, pode ser o período de manutenção das máquinas.
Também pode ser o período de férias coletivas. Outros, ainda, podem buscar a redução de preços ou novos nichos de mercado para manter uma alta demanda. Identificar como o tempo traz influência ao negócio é o primeiro passo para compreender seus efeitos e prevenir-se.
Mais que isso é a compreensão do efeito que permitirá otimizar o desempenho organizacional e garantir a sobrevivência e a lucratividade do negócio.