Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Decisão

Nardyello Rocha vence eleições extemporâneas em Ipatinga

Ex-presidente da Câmara Municipal assume definitivamente a prefeitura da cidade

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Nardyello Rocha
Nardyello Rocha foi empossado prefeito interino de Ipatinga com a saída de Jésus Nascimento
PUBLICADO EM 03/06/18 - 19h38

Nardyello Rocha (MDB) venceu as eleições extemporâneas realizadas neste domingo, 3, em Ipatinga, no Vale do Aço. Ele teve 36,33% dos votos. Em entrevista após a divulgação do resultado, ele afirmou que os três eixos principais de sua gestão será a saúde, a geração de empregos e a educação. “O que nós vamos fazer é trabalhar e muito sempre priorizando a saúde, a geração de emprego, fazer de novo a roda motriz da economia girar nessa cidade, vou cuidar da educação da nossa cidade”, disse. 

O prefeito declarou que a gestão comanda por ele será transparente. “Prefeito em qualquer canto de roça tem, eu vou ser gestor dessa cidade”,disse. Nardyello  lembrou o desgaste do seu partido, o MDB, no cenário político atual.  “Uma eleição difícil, no momento em que o 15 vinha com um desgaste muito grande a nível municipal e a nível federal nem se fala. Em meio a uma eleição extemporânea, uma crise, faltando gás, faltando gasolina, e quase 20 mil votos de frente”, falou.
 
Na última sexta-feira, dia 1º de junho, o jornal O Tempo divulgou uma pesquisa realizada pelo Instituto CP2 em que o candidato do MDB aparecia na frente com 27% das intenções de votos. 

Aproximadamente 1/3 da população da cidade não participou das eleições. A taxa de abstenção foi de 31,71%. O percentual de votos em branco foi de 5,06% e nulos 17,33%. Em segundo lugar, com 20,22% dos votos ficou o candidato de esquerda Daniel Cristiano (PCB). E em terceiro lugar, praticamente empatado com o segundo, com 20,21%, ficou o candidato do PSC, Wanderson Gandra.

Desde o dia 26 de abril Nardyello, que era presidente da Câmara Municipal da cidade, comandava a prefeitura da cidade depois que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luiz Fux, determinou a afastamento de Jésus Nascimento (PSDB). 

A gestão de Nascimento durou menos de um mês. Ele era vice-prefeito até o começo de abril, de Sebastião Quintão (MDB), que renunciou o cargo e perdeu recurso no TSE por abuso de poder econômico. A condenação de Quintão é de 2009.

Em entrevistas à imprensa, Quintão afirmou ser “ficha limpa” e disse que a renúncia não tinha ligação com a cassação. Segundo ele, a decisão de deixar a cadeira da administração municipal para disputar a eleição de outubro deste ano. Quintão afirmou que poderia ser candidato até à Presidência da República.

Perfil
Nascido em Ipatinga, Nardyello Rocha, 52 anos estava em seu quarto mandato como vereador na cidade, quando foi convocado para assumir a prefeitura. Nardyello é graduado  em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e atua como  comentarista esportivo na Rádio Vanguarda e TV Cultura. 

Casado e pai de seis filhos, ele foi jogador de futebol profissional, atuou  em clubes como o Botafogo de Ribeirão Preto e o Caldense. Em Ipatinga, jogou em vários clubes de futebol amador. Nardyello trabalhou como ajudante de mecânica, foi borracheiro, escriturário do Banco Real e trabalhou como supervisor no Departamento da Aciaria na Usiminas.

Mais cidades

Além de Ipatinga, no Vale do Aço, outras duas cidades, do Vale do Rio Doce tiverem eleições extemporâneas ontem: Guanhães e Pocrane.  Em Guanhães, quem assume a cadeira de chefe do Executivo é uma mulher, a Dorinha da Farmácia (PTB). Ela venceu as eleições com 40,54% dos votos. O candidato do PHS, Guidinho ficou em segundo lugar 23,26%. 

Já em Pocrane, o novo prefeito é Ernane (PTB). Com 58,62% dos votos, ele venceu o candidato do PSB, Derson Dionis que ficou com 41,38% dos votos.
 

O que achou deste artigo?
Fechar

Decisão

Nardyello Rocha vence eleições extemporâneas em Ipatinga
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (3)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter