Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Escolhidos

Zema confirma ex-secretario de Aécio e mantém nome de Pimentel

Governador eleito anunciou os nomes para Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Governo, e Meio Ambiente

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Romeu Zema
PUBLICADO EM 21/12/18 - 11h31

O governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, nesta sexta-feira (21), os nomes dos futuros responsáveis pelas pastas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretaria de Governo, e Meio Ambiente.

Na Secretaria de Governo, conforme antecipado por O TEMPO na última quinta-feira, o selecionado foi o ex-prefeito de Juiz de Fora por duas vezes, ex-deputado estadual e federal Custódio Mattos (PSDB). Mestre em Administração Pública e em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, ele já foi diretor do Banco do Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e também secretário durante o governo de Aécio Neves (PSDB). Além disso, Custódio Mattos foi secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Belo Horizonte na gestão de Marcio Lacerda (PSB).

Para a Secretaria de Agropecuária, a selecionada é a produtora rural e engenheira florestal Ana Maria Valentini, atual presidente Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (IRRIGANOR).

Para o Meio Ambiente, o secretário será o atual responsável pela pasta no governo Fernando Pimentel (PT), Germano Luiz Gomes Vieira, que é servidor público efetivo da secretaria e comanda o setor desde novembro de 2017. Ele é professor universitário, especialista em educação ambiental e mestre em Direito público pela universidade católica portuguesa de Porto/Portugal.

Segundo o governo, os três secretários passaram pelo crivo das empresas de recursos humanos e foram selecionados a partir de critérios técnicos, como a avaliação de currículo e aderência ao perfil. No caso de Custódio Mattos, porém, de acordo com informações apuradas pela reportagem, pesou a favor a proximidade com o vice-governador Paulo Brant (Novo). Inicialmente, Zema queria que o próprio Brant fizesse o trabalho de articulação.

Veja os perfis dos futuros secretários

Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Ana Maria Valentini

Mineira de Capitólio, no Sul de Minas, Ana Maria Soares Valentini é produtora rural e engenheira florestal, formada pela Universidade Federal de Viçosa em 1984. Tem especializações em Administração Rural também pela Federal de Viçosa e em Gestão Ambiental de Projetos Agrícolas pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente preside a Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas (IRRIGANOR) e produz grãos em uma propriedade rural em Bonfinópolis de Minas, na região Noroeste do estado. Participa, desde 1987, do PRODECER - Programa de Desenvolvimento do Cerrado, que contou com o apoio do governo japonês para ampliar as áreas agricultáveis de soja no Brasil. Entre seus trabalhos como engenheira de pesquisa florestal esteve em meados anos 80 no projeto na Amazônia ˜Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais”, coordenado pela fundação WWF ( World Wide Fund for Nature), que é uma Organização não governamental internacional que atua nas áreas da conservação, investigação e recuperação ambiental.

Secretaria de Governo - Custódio Antonio de Mattos

Mineiro de Bicas, na Zona da Mata, Custódio Antonio de Mattos é formado em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Tem mestrados em Administração Pública, pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Ciências Sociais pela Universidade de Birmingham, Inglaterra. Possui especialização em Gestão Empresarial Avançada, pela INSEAD, na França. Já foi diretor do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), secretário de Desenvolvimento Social em Minas e de Desenvolvimento Econômico na capital mineira. É aposentado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) do Governo Federal como técnico de pesquisa e planejamento na área previdenciária. Na esfera política já foi prefeito de Juiz de Fora, na Zona da Mata, por duas vezes, deputado estadual e congressista por três mandatos.

Meio Ambiente - Germano Luiz Gomes Vieira

Mineiro de Lavras, no Campo das Vertentes, Germano Luiz Gomes Vieira é servidor público efetivo, graduado em Direito, professor universitário, especialista em educação ambiental, mestre em Direito público pela universidade católica portuguesa de Porto/Portugal.. Atuou como diretor de prevenção e combate à corrupção pela Controladoria Geral do Estado, e exerceu cargos e funções no Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no Instituto Mineiro de Gestão das Águas, na Fundação Estadual do Meio Ambiente e na Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de onde é servidor concursado.

O que achou deste artigo?
Fechar

Escolhidos

Zema confirma ex-secretario de Aécio e mantém nome de Pimentel
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (52)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter