Carnaval 2019

Folião vai ter ônibus de graça para curtir o Carnaval em BH

Viagens gratuitas poderão ser feitas de 2 a 5 de março, em duas linhas

Por Aline Diniz
Publicado em 23 de fevereiro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Os foliões que vão aproveitar os dias de folia em Belo Horizonte poderão circular de graça por alguns corredores da capital. Os 35 Foliônibus vão circular na avenida do Contorno e no centro, com capacidade para atender cerca de 20 mil pessoas por dia. De acordo com a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a linha 1 vai circular pela avenida do Contorno em intervalos de dez minutos. Já a linha 2 vai percorrer o hipercentro pelas ruas Tupinambás, Curitiba e da Bahia e avenida Bias Fortes, com intervalo de 12 minutos.

Os Foliônibus vão circular entre as 10h e as 20h, de 2 de março a 5 de março. No dia 2, no entanto, os veículos já começam a rodar às 7h.

O ponto de partida é o mesmo: na altura da rodoviária, próximo à saída da estação Lagoinha. Desembarques vão ser realizados nos pontos de ônibus regulares – que fazem parte da rota.

É permitido brincar, cantar e dançar. No entanto, a Belotur já avisou que desrespeito e falta de educação não serão tolerados dentro dos veículos. Aventurar-se nas janelas também é “falta grave”, segundo a empresa.

Os Foliônibus vão estimular o uso de transporte público no Carnaval. A diretora de ação regional e operação da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Deusuite Matos de Assis, considera que o ônibus é a melhor opção para os deslocamentos durante a folia. “Normalmente é uma festa em que as pessoas bebem, isso já é um ponto para não dirigir. Além disso, há a dificuldade de se parar o carro”, disse.

Gerente de marketing regional da cerveja Skol, empresa parceira da iniciativa, Flavia Souto assegura que os veículos podem melhorar o transporte durante a folia. “Os Foliônibus têm o objetivo de melhorar ainda mais a infraestrutura do Carnaval de Belo Horizonte e estimular o consumo responsável de bebidas”, ressalta. A Uber também é parceira da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) na iniciativa.

A coordenadora de marketing Luísa Gomes Lara, 24, fez o teste do Foliônibus em 2018 e vai repetir neste ano. “É melhor poder tomar bebida alcoólica sem peso na consciência”, disse.

A PBH prevê que o Carnaval 2019 reúna 500 blocos e 4,6 milhões de pessoas.

 

Aplicativo Siu Mobile BH orienta deslocamentos

A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) vai alterar 208 pontos de embarque e desembarque e mudar o itinerário de 127 linhas de ônibus durante o Carnaval. Para não se confundir, o folião pode baixar o aplicativo Siu Mobile BH, disponível gratuitamente em para aparelhos com sistema IOS e Android.

A partir de um smartphone, o usuário pode verificar as alterações de itinerário e a mudança de horários de linhas. Segundo a diretora de ação regional e operação da BHTrans, Deusuite Matos de Assis, o aplicativo ajuda muito na obtenção de informação, já que as mudanças vão ser muitas.

“Antes de sair de casa, a pessoa tem que, no site (da BHTrans) ou no aplicativo, conferir o itinerário da linha”, aconselhou.

Táxis

Promoção. Táxis cadastrados pela Empresa de Trânsito e Transportes de Belo Horizonte (BHTrans) vão circular com 20% de desconto na tarifa. Os veículos terão um adesivo de identificação.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!