Composto em sua grande maioria por instrumentos de sopro e uma compacta percussão, o bloco Magnólia desfila levando o jazz por meio da música e da dança pela avenida Américo Vespúcio, no bairro Caiçara, na região Noroeste de Belo Horizonte.

O primeiro desfile do bloco ocorreu em 2014 e contou com a presença de 300 foliões. No ano passado, de acordo com a organização, 12 mil pessoas marcaram presença no desfile. A expectativa da organização é de que esse ano o feito seja repetido.

Os foliões que comparecem ao bloco afirmam que que além da música boa, é possível trazer a família inteira. “Todo ano a gente vem. É perto da minha casa e gosto muito de instrumentos de sopro e percussão. Além da comodidade, dá para trazer as crianças”, disse a dona de casa, Gladys Abreu, 58, que trouxe o neto para ver o bloco.

Nos últimos anos, o Magnólia sempre desfilou na rua que dá origem a seu nome, localizada na mesma região. Apesar disso, devido ao crescimento de público, a rua começou a ficar pequena para o bloco. Por isso, nesse ano, o desfile teve de ser transferido para a avenida Américo Vespúcio.

“Dá uma amplitude maior e naturalmente da muito mais condições das pessoas ficarem mais à vontade. Foi ótima a mudança”, disse o professor, Maurílio Batista, 65.

A concentração do bloco começou às 12h e a dispersão está marcada para ocorrer às 17h.