Carnaval em BH

Catadores de lixo voluntários trabalham para manter limpo o Havayanas Usadas

Três pessoas foram destacadas para recolher detritos, mas foram recebendo ajuda de outros no percurso do bloco

Por Laura Maria
Publicado em 12 de fevereiro de 2024 | 11:41
 
 
 
normal

Em meio a uma bateria com 170 pessoas, um corpo de dança com 70 dançarinas e uma multidão de foliões, três figuras se destacavam no bloco Havayanas Usadas - que desfila na avenida dos Andradas nesta segunda-feira (12) -: são voluntários que recolhem o lixo produzido dentro da corda. 

Aliás, três foi o número inicial de pessoas com essa função. À medida que o bloco desfila, outras pessoas têm se voluntariado para recolher latas e garrafas. 

O aposentado Fábio Neves, de 58 anos, é um deles. Enquanto cantava com o bloco, ele ia colocando no saco o lixo produzido dentro da corda. “Já estou no terceiro”, diz, destacando que também trabalhou na corda do bloco Abre te Sesamo.

A contadora Iula Guerra, de 39 anos, também foi designada pra a função. “Eu faço parte do apoio, e dividimos as tarefas. Falei: ‘Bora’”, conta ela.

A analista de sistema, de 45 anos, passava pela bateria Chinelada resolvendo garrafas e latas. “Eu amo o bloco, já trabalhei três vezes na bateria, ano passado eu descansei e agora estou de volta. É um trabalho muito importante para o meio ambiente”, analisa.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!