Reconhecimento internacional

Novo Rio de Janeiro? BBC indica BH como coração do Carnaval no Brasil

Reportagem coloca BH como novo destino para a folia e conta a história da festa na cidade

Por O Tempo
Publicado em 09 de fevereiro de 2024 | 18:27
 
 
 
normal

Que o Carnaval de Belo Horizonte cresceu exponencialmente não é novidade. Mas a festa, que tem recebido cada vez mais investimentos - públicos e privados - e atraído cada vez mais turistas, ganhou relevância internacional. Uma reportagem da BBC, principal veículo de imprensa britânico, publicada nesta sexta-feira (9/2), traz BH - ou Beagá - como o novo “coração” do Carnaval no Brasil. O veículo cita a culinária mineira (como a boa e velha cachaça), a história do Carnaval e dos bloquinhos (lembrando que tudo começou com manifestações políticas) e até a bebida mais famosa neste ano: o Xeque Mate.

A reportagem começa lembrando que o Carnaval é uma festa de peso no Brasil e que os destinos mais tradicionais sempre foram Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Recife (PE) e São Paulo (SP). Mas que agora Belo Horizonte surge para desbancar até mesmo o Rio, em número de blocos de rua. Além de ter a expectativa de injetar cerca de R$ 1 bilhão na economia local.

Integrantes dos blocos Pisa na Fulô e Truck do Desejo, entrevistados pela BBC, lembram que o Carnaval em BH renasceu de um movimento político, após manifestações contra o ex-prefeito e um decreto que proibia o uso da Praça da Estação para festas. Pontuando que, antes, a cidade ficava “deserta” durante o período.

Os investimentos públicos atuais no Carnaval também são citados - e criticados - pelos entrevistados. Fernanda Branco Polse, integrante do Truck do Desejo, diz à reportagem que o atual envolvimento do Governo estadual na folia não é bem visto por todos. “É como se estivessem tentando se apropriar de um evento espontâneo e popular para padronizar de alguma forma o nosso carnaval”, diz.

Comparação com outras cidades

Além de contar a história do Carnaval em BH e seu crescimento, a BBC entrevistou ainda pessoas que pretendem vir de fora para a festa. Um dos entrevistados é o Gustavo Jreige, organizador da Festa VHS, um evento LGBTQIAPN+ popular em São Paulo. Ele comenta, por exemplo, que BH é um destino mais seguro e organizado, se comparado ao Rio e a São Paulo.

A reportagem cita que, no Rio de Janeiro, os blocos são espontâneos e “caóticos”, lembrando, inclusive, que muitos precisam ser encerrados pela polícia. “Quando estive lá em 2019, passei mais tempo tentando encontrar blocos do que realmente curtindo”, diz Jreige, pontuando ainda que BH conta com uma lista e um cronograma para todos os mais de 500 blocos.

BH também é citada como destino mais acessível financeiramente, por ser uma metrópole com “vibração” de cidade do interior.

Botecos e culinária

Os botecos e a culinária mineira não ficam de fora. A tradição belo-horizontina dos botecos é lembrada no texto com a presença das coxinhas nas estufas (chamadas de grandes croquetes em forma de lágrima), as cachaças e até o Xeque Mate - bebida que virou a aposta do Carnaval neste ano.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!