Fantasia

Para fazer bonito nos blocos: tendências que estão no radar para a folia de 2024

Convocamos uma turma que respira folia em todas as épocas do ano para direcionar as tendências para curtir a maior festa popular do país

Por Lorena K. Martins
Publicado em 29 de janeiro de 2024 | 05:15
 
 
 
normal

Já é Carnaval em  Belo Horizonte e a agenda está agitadíssima além dos dias oficiais, que são entre 10 e 13 de fevereiro, com ensaios de blocos e até cortejos desfilando pelas ruas. E, nos próximos dias, essa folia não vai ser diferente. Esse é o momento ideal para buscar inspirações nos looks, acessórios diferenciados, maquiagem e referências também em produções que já estão no armário. Além disso, vale ficar por dentro de quais as principais apostas do que beber, por quê não? Convocamos uma turma que respira Carnaval em todas as épocas do ano para direcionar as tendências para curtir a maior festa popular do país.

Conforto

“Minha aposta é em adereços e roupas feitos por pequenas marcas, o que confere exclusividade e qualidade nas peças.  Vejo também muita gente  apostando em roupas leves e confortáveis, pra conseguir ficar o dia todo pulando de bloco em bloco. Kimonos, hot pants e muitos acessórios são minha aposta”, conta Bárbara Magalhães, sócia da Endossa, loja colaborativa que vai realizar no dia 3 de fevereiro uma feira de Carnaval com adereços e roupas feitos por pequenas marcas.

Na latinha

“Acredito que as pessoas vão usar a criatividade e recriar  nas fantasias os personagens, situações e memes que foram virais nesses últimos tempos na internet, seja de forma individual ou juntando os amigos e fazendo uma fantasia coletiva. Para beber, drinks em lata já prontos, principalmente de marcas locais com suas bebidas criativas, que cada vez estão ganhando mais espaço e adeptos. E espero que seja tendência também o consumo de muita água, para nos hidratar e dar conta de tanta curtição, suor, calor e animação”, diz o comunicólogo Dudu Cavalcanti. Exemplos do que beber na folia em BH? Vá de Xeque Mate, Rubra e Lambe Lambe são marcas locais que vem caindo no gosto popular.

Leia também: Três drinks em lata para saborear no Carnaval de BH

Anos 80

“Acho que vai pegar os anos 1980 nos looks. É uma época que trouxe cores muito fortes, fluorescentes como pink, verde limão e amarelo, não só nos looks, mas também na maquiagem. As referências também a icônes como looks inspirados na Madonna, figurino de lambada e também no  flash dance, que é uma referência  prática, simples e ótima para curtir a folia: colã, asa delta e meia, além de muito brilho!”, fala Aline Calixto, que vai desfilar o Bloco da Calixto no dia 10 de fevereiro com o tema “Carnaval Super Fantástico”, inspirado na década de 80.

Tule e ombreiras

“Eu não acredito em uma fantasia específica, mas sinto que os ombros ganharão protagonismo. Saias de tule usando como ombreiras, mangas bufantes de várias cores e muitos adereços que vão chamar atenção. Se for usar acessório na cabeça, que seja o mais maximalista possível”, acredita a produtora de conteúdo e carnavalesca de carteirinha Luiza Nascimento, por trás do perfil no Instagram Blog Casal Mil.

Quanto mais, melhor!

Elisa Santiago, Gleidistone Silva , Virgínia Sasdelli e Poliana Rozado criaram o perfil no Instagram chamado de Central do Carnaval BH. O objetivo? Reunir os principais conteúdos sobre a folia Belo Horizontina pelos carnavalescos de carteirinha. O perfil tem sido alimentado com inspirações e tendências para a folia Belo Horizontina. Para Elisa Santiago, essa será a folia do exagero. “Muitos elementos grandões como flores e laços na cabeça, nas roupas, muitos pingentes lúdicos e uma percepção de que os foliões estão ainda mais dedicados à essa montação. Acho que o look básico biquíni + meia arrastão tá ganhando mais complementos, mais camadas e mais diversão também’, acredita.

Artesanal 

Para a Poliana Rozado, a montação ainda ganha um complemento: miçangas. “Neste ano elas chegam com protagonismo, não só como aplicação nas fantasias, mas também como peças inteiras. Já podemos observar marcas locais investindo em tops, saias, vestidos e bolsas, em uma enorme variedade de tamanhos e cores de miçangas”, crava.

O que ouvir?

Para Virgínia Sasdelli, além da maquiagem bem colorida para complementar a montação, ela acredita que o hit que não vai sair dos nossos ouvidos é “Macetando”, da cantora Ivete Sangalo. “Fizemos enquetes e entrevistas nas ruas de BH sobre o hit e a nova canção da Ivete veio com tudo! “Pede para eu ficar’, da Pabllo Vittar, também estamos apaixonados!” acredita.

Diva da Inspiração

"Pra mim a maior tendência vai ser o efeito Beyoncé”, acredita Gleidistone Silva, referindo-se à breve parada da cantora por Salvador, na Bahia, no final do ano passado para divulgar o documentário "Renaissance: A Film by Beyoncé", que estreou no Brasil. “Muito prateado e metalizado com muitas referências nos looks usados pela diva durante a sua rápida aparição por aqui. Dá pra usar tanto nos looks como também na maquiagem”, justifica.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!