O Carnaval em Ubá, na Zona da Mata mineira, não terá desfiles das escolas de samba neste ano. A decisão foi anunciada pela prefeitura nessa quarta-feira (15 de janeiro), após uma reunião entre a Secretaria de Cultura e representantes das agremiações. A principal razão para o cancelamento foi a falta de planejamento.

"As escolas não conseguiram, por diversos fatores externos, um planejamento eficaz para entregar o Carnaval que o ubaense merece. Apesar de todos os esforços para viabilizar os desfiles e de um repasse maior por parte da nossa secretaria em 2024, a conjuntura atual impossibilita a realização de um Carnaval eficiente", declarou Alessandra Labanca, secretária de Cultura de Ubá.

Ela destacou que a decisão de suspender os desfiles foi unânime entre os representantes das agremiações. Kátia Vieira, presidente da Escola Unidos da Praça Guido, também reforçou a importância de uma estrutura adequada para os desfiles, o que não seria viável este ano.

"Ficou acordado que todas as escolas desfilarão no ano que vem, para garantirmos uma estrutura melhor e um Carnaval mais organizado. Estamos com pouco tempo e ainda enfrentando o período de chuvas. Por isso, vamos nos reorganizar para 2026", afirmou.

Apesar do cancelamento dos desfiles, a prefeitura de Ubá assegura que o Carnaval está mantido, com cortejos de blocos de rua e uma "programação especial" voltada para todos os públicos. O retorno dos desfiles das escolas de samba está previsto para o Carnaval de 2026.