O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, espera receber cerca de 975 mil pessoas durante o mês de fevereiro, movimento impulsionado pela chegada e saída de passageiros para o Carnaval, que começa na primeira semana de março. O número representa um crescimento de 20% em relação ao mesmo mês em 2024. De acordo com o BH Airport, que administra o aeroporto, serão 8.700 pousos e decolagens, o que também significa um salto de 13% sobre o ano passado.
Só no último dia do mês, sexta-feira (28), véspera de Carnaval, o terminal espera receber cerca de 32 mil passageiros. No período que compreende a movimentação em torno do feriado, entre 27 de fevereiro a 6 de março, há expectativa que 215 mil pessoas circulem pelo BH Airport, um crescimento de 4% em relação a 2024.
Voos extras
Para atender a alta demanda do Carnaval, as companhias aéreas preparam 182 voos extras para o aeroporto de Confins. Entre os destinos mais procurados estão as cidades com praias e tradição em Carnaval, como Porto Seguro (BA), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Maceió (AL), mas também alguns destinos para quem quer fugir dos blocos carnavalescos ou descansar, como Caldas Novas (GO) e Ilhéus (BA).
O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que o Carnaval é um período importante para o setor de turismo, principalmente para Belo Horizonte que, a cada ano, se consolida como um destino atrativo. “A capital mineira atrai turistas de todos os lugares do Brasil com um dos carnavais mais bonitos e animados do país e o BH Airport está de portas abertas para receber a todos. Temos uma operação especial para esses momentos de alta demanda, com reforço das equipes de segurança e atendimento ao passageiro”, afirma.
Mas, para quem quer fugir da folia na Capital, Confins também conta com voos para o interior de Minas: Araxá, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Manhuaçu, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Salinas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha.
O BH Airport também oferece cerca de 70 destinos no Brasil e no mundo.
Confira os voos nacionais:
Aracaju (SE); Barreiras (BA); Belém (PA); Brasília (DF); Cabo Frio (RJ); Caldas Novas (GO); Campina Grande (PB); Campinas (SP); Cuiabá (MT); Curitiba (PR); Florianópolis (SC); Fortaleza (CE); Foz do Iguaçu (PR); Goiânia (GO); Guanambi (BA); Guarulhos (SP); Ilha de Comandatuba (BA); Ilhéus (BA); Imperatriz (MA); Jericoacoara (CE); João Pessoa (PB); Lençóis (BA); Linhares (ES); Maceió (AL); Manaus (AM); Marabá (PA); Natal (RN); Navegantes (SC); Palmas (TO); Parauapebas (PA); Parnaíba (PI); Porto Alegre (RS); Porto Seguro (BA); Porto Velho (RO); Recife (PE); Ribeirão Preto (SP); Rio Branco (AC); Rio de Janeiro - GIG (RJ); Rio de Janeiro - RRJ (RJ); Rio de Janeiro - SDU (RJ); Salvador (BA); São Luís (MA); São José do Rio Preto (SP); São Paulo - CGH (SP); Sorriso (MT); Teresina (PI); Vitória (ES); Vitória da Conquista (BA).
Voos internacionais:
Buenos Aires (Argentina); Cidade do Panamá (Panamá); Fort Lauderdale (EUA); Lisboa (Portugal); Orlando (EUA); Santiago (Chile) e Willemstad (Curaçao).