Os banheiros químicos podem ser os equipamentos mais subestimados de um bom Carnaval de rua, mas, na prática, são essenciais para a higiene dos foliões e a limpeza das avenidas, sem mau cheiro ou outros transtornos para quem curte a festa e para quem mora próximo aos cortejos. Por isso, para a folia de 2025, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) alugou 128 banheiros químicos a mais do que no ano passado. Ao todo, são 13.610 diárias das cabines — 318 adaptadas para pessoas com deficiência —, distribuídas ao longo dos cinco dias de festa conforme a demanda. Veja abaixo onde encontrar os sanitários no Carnaval de BH 2025.
Os foliões poderão contar, além dos banheiros disponíveis na concentração, percurso e dispersão dos cortejos, com outros 103 locais fixos com os equipamentos, da sexta-feira (28 de fevereiro) até a terça de Carnaval (4 de março). De acordo com a prefeitura, cada ponto poderá ter de 5 a 50 cabines sanitárias, dependendo do público esperado. Na Praça da Estação e na rua Sapucaí, por exemplo, dois dos pontos mais movimentados, serão mais de 40 banheiros disponíveis durante todo o feriado.
+ Veja a programação completa do Carnaval de BH 2025
Esses sanitários foram instalados nos bairros Cruzeiro, Buritis, Barro Preto, Pompéia, Santa Tereza, Floresta, São Luiz, Santa Amélia, Centro e Savassi. A localização exata pode ser conferida no mapa abaixo.
Onde estão os banheiros químicos do Carnaval de BH 2025?
Mutirão de limpeza
Para garantir que os banheiros químicos mantenham sua utilidade durante todo o Carnaval de BH, sem afastar os foliões devido à sujeira nem sofrer danos, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) mobilizará um mutirão de limpeza e descarte correto de resíduos.
Serão quatro caminhões para sucção de efluentes, operando todos os dias. Cada caminhão tem capacidade para 8 mil litros, sendo que um banheiro químico comporta 200 litros. Todo o material coletado será descartado em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE's).
"Os veículos ficarão estrategicamente estacionados dentro dos bolsões de isolamento para realizar a limpeza dos banheiros químicos, atendendo aos pontos localizados na Avenida dos Andradas, Avenida Brasil, Viaduto Santa Tereza e Savassi", explica o Executivo. Esses pontos são de maior movimentação de foliões.
Cuidado: 'xixi' na rua dá prisão!
O folião que for flagrado urinando em vias públicas pode responder por atentado violento ao pudor (artigo 233 do Código Penal), com detenção de três meses a um ano ou pagamento de multa.