Homenageando o instrumentista Djalma Corrêa, o Bloco Afro Magia Negra desfila, na tarde desta quarta-feira (5 de março), pelas ruas do bairro Concórdia, na região Nordeste de Belo Horizonte. O cortejo se inicia na praça Gabriel Passos, circulando pelo bairro, e deve se dispersar por volta das 17h, na praça México. As deputadas Andréia de Jesus, Dandara Tonantzin (ambas PT) e Célia Xakriabá (PSOL) estão entre foliões que acompanham o bloco.
Fundador e presidente do bloco, Camilo Gan destacou a importância da celebração, principalmente no dia de Quarta-Feira de Cinzas. “O objetivo do Bloco Afro Magia Negra é promover uma afrobetização por meio da cultura negra, sobretudo os corpos que são queimados e crucificados na quarta-feira de cinzas. É uma forma também de trazer uma reflexão sobre o pensamento da vida, a vida do povo negro. Por isso que, ao invés de lamentar uma morte, a gente vem festejar a vida”, destacou.
Neste ano, o cortejo foi iniciado com homenagens, sendo um Oparun feito pelo mestre bambuzeiro Lúcio Ventania, direcionado a Djalma Corrêa entregue ao filho dele, Caetano. Em discurso, ele relembrou o início da trajetória musical do pai, ainda na cidade natal, Ouro Preto, e a vinda para a capital mineira. “Fico muito feliz de ver a vida do meu pai, a carreira dele, reverberando. Djalma era cidadão honorário de Belo Horizonte. Que coisa boa é ver BH ‘honorando’ ele”, declarou.
Foto: Alex de Jesus