O deputado federal Pedro Aihara (PRD), ex-porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, lamentou a queda de um helicóptero da corporação nessa sexta-feira (11 de outubro), em Ouro Preto, região Central de Minas, matando seis pessoas - quatro bombeiros e dois socorristas do Samu. O acidente aconteceu horas depois de um avião de pequeno porte cair na mesma cidade.
"Acabo de perder 6 amigos queridos. Fui amigo, instrutor, aluno, colega de trabalho, chefe e chefiado por irmãos de farda e de ofício que lá estavam. Conversei com o Cap Wilker (uma das vítimas) não tem duas semanas. Minha ficha ainda não caiu e não consigo conceber a ideia de perdermos pessoas tão amadas e especiais", postou o parlamentar em sua conta oficial no Instagram.
Aihara disse ainda estar em 'choque' com a tragédia. "Eu peço desculpas porque ainda não consigo falar completamente disso, pois estou em choque. Nossa guarnição estava justamente fazendo o que fazemos de melhor que é salvar e ajudar o próximo: estavam em operação de buscas a uma aeronave Air Tractor que havia caído horas antes na mesma região", escreveu o ex-militar. "Eu não consigo nem imaginar a dor dos familiares e dos nossos irmãos que estão fazendo a recuperação dos corpos: não há treinamento que nos prepare para carregar um irmão de farda sem vida com o mesmo brasão no peito que você carrega. Não há algo pior do que ver a farda que você veste e ama no meio de destroços", completou Aihara.
O deputado federal encerra falando que as famílias das vítimas estão sendo amparadas e que o trabalho de perícia para entender as causas do acidente será iniciado em breve. "As famílias estão recebendo todo o apoio necessário por meio de um estrutura de apoio montada pelo nosso CBMMG, com suporte médico e psicológico. Todas as operações de acompanhamento dos familiares, de busca, de providências burocráticas, de preservação para perícia estão sendo conduzidas pelos irmãos e irmãs bombeiros mais capacitados e competentes do mundo, que também recebem nossas orações nesse momento", finaliza.