Um jovem de 24 anos foi preso nesta quarta-feira (15 de maio), no bairro Santa Cruz, na região Nordeste de Belo Horizonte, durante operação da Polícia Civil de combate ao neonazismo. Com o suspeito, foram encontrados diversos materiais de cunho nazista, supremacista e extremista, como bandeiras, camisetas e medalhas.

As investigações tiveram início em Santa Catarina há seis meses e apuram a comercialização ilegal de objetos nazistas, assim como a prática dos crimes de apologia ao nazismo e de racismo. No estado do Sul do país, foram apreendidos celulares e itens em alusão ao nazismo. Já em Minas Gerais, nesta quinta-feira, a polícia mineira foi acionada para o cumprimento de medida cautelar. Os policiais foram até a casa do suspeito e encontraram os materiais.

O homem foi ouvido por meio da Central Estadual do Plantão Digital e permaneceu em silêncio. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, ele foi liberado “por ausência de estado de flagrante delito, pois as suas condutas em tese criminosas ocorreram no passado”.

As investigações continuam.