SAÚDE E SEGURANÇA

MPMG entra na Justiça por contratação de médicos para cadeia sem serviço de saúde

Única profissional do presídio, uma assistente social, está afastada há três anos

Por Isabela Abalen
Publicado em 23 de maio de 2024 | 15:21 - Atualizado em 23 de maio de 2024 | 15:29
 
 
 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entrou com ação civil pública na Justiça para que o Estado seja obrigado a garantir serviços básicos de saúde aos detentos da Penitenciária de Inhapim, no Vale do Aço. A cadeia está sem nenhum atendimento de saúde desde que a única profissional, uma assistente social, foi afastada em 2021. 

A ação solicita que o governo de Minas contrate uma equipe completa: composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem ou auxiliar de enfermagem, cirurgião dentista, técnico ou auxiliar de saúde bucal e psicólogo. Os profissionais também podem ser terceirizados. 

Segundo apurado pelo Ministério, o Presídio de Inhapim só contava no seu quadro técnico com a assistente social, mas ela precisou ser afastada para tratar da saúde em 23 de março de 2021. “Diante da incompetência administrativa e inércia estatal, caracterizada pela ofensa às normas constitucionais e legais de regência, mostra-se imprescindível a intervenção para o fim de suprimento da defasagem de pessoal”, defende o promotor de Justiça, Jonas Junio Linhares Costa Monteiro. 

O integrante do MPMG argumenta que negar esses direitos aos presos não apenas viola a constituição, como contribui para a “perpetuação de condições desumanas no sistema prisional”. Monteiro adicionou ao documento a preocupação com a higiene do ambiente. 

“A falta de assistência médica adequada no ambiente prisional pode resultar também na disseminação de doenças transmissíveis, representando um risco para a saúde pública”, complementa. Na ação civil pública, o não cumprimento da solicitação pode resultar em multa. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!