Pelo menos 6km de engarrafamento na MG-030. Este foi o desafio que centenas de motoristas, motociclistas e passageiros precisaram enfrentar na manhã desta segunda-feira (24), para seguirem de Nova Lima, na região Metropolitana de Belo Horizonte, para a capital. O motivo foi o acidente entre um caminhão e um ônibus coletivo, que fechou totalmente a via no sentido BH e parcialmente no sentido Nova Lima.

A paciente de hemodiálise Acsa Ribeiro, de 33 anos, precisou adiar o tratamento desta manhã devido ao transtorno. "Sou de Raposos, estava no carro da prefeitura da cidade com outras pessoas. A gente viu tudo e, por sorte, nosso motorista conseguiu desviar e não bater também", contou.

Segundo ela, o motorista do ônibus ficou assustado com o acidente e reclamava de dor. "Ele disse que estava com a mão doendo e tinha um corte na testa. Outras pessoas estavam machucadas também", disse.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, 12 pessoas ficaram feridas, sendo os dois motoristas, em estado mais grave, que foram encaminhados ao hospital João XXIII. Os demais feridos, passageiros do coletivo, foram para unidades de saúde dos dois municípios. Três viaturas dos Bombeiros e duas do Samu atenderam à ocorrência.

Já a empregada doméstica Débora Pedrosa, de 28 anos, por sorte não vai perder o compromisso que tem na Polícia Federal, marcado para as 10h. "Vou tirar meu passaporte. Me organizei para sair cedo, porque vi esse acidente nas redes sociais. Vai dar tempo, graças a Deus", contou.

Ela e a marido ficaram cerca de 30 minutos parados no trânsito até que a pista foi parcialmente liberada.

O guarde reio, que separa uma pista da outra no canteiro central, foi cortado em dois trechos e a grama que era transportada pelo caminhão foi utilizada para facilitar o acesso dos veículos.

O acidente

A dinâmica do acidente, bem como as causas, serão apuradas pela Polícia Civil de Minas Gerais. De acordo com o tenente Ivan Bento, do Corpo de Bombeiros, relatos indicam que o  caminhão teria perdido os freios.

"Ele descia de BH, sentido Nova Lima,  quando teria perdido os freios, batido em carro de passeio e atravessado para a pista contrária, atingindo o ônibus", detalhou.

Com a batida, houve pequeno princípio de incêndio, que foi controlado rapidamente.