A Prefeitura de Belo Horizonte homologou a instalação de 15 novos radares para detecção de invasão em faixa exclusiva em avenidas da capital. A liberação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (19 de julho).
Segundo o texto, os equipamentos serão instalados nas avenidas do Contorno, dos Andradas, Nossa Senhora do Carmo, Presidente Antônio Carlos, Risoleta Neves, Vilarinho, Waldyr Soeiro Emrich e Portugal. O decreto, no entanto, não informa a data para a instalação dos radares.
Em nota, BHTrans esclareceu que trata-se da homologação de novos equipamentos de fiscalização eletrônica e também outros que estão sendo substituídos, na mesma localização, em função do término de contratos. Os novos locais de fiscalização serão colocados apenas nas avenidas do Contorno e dos Andradas.
Conforme a autarquia de trânsito, os equipamentos ainda não estão em operação. Neste momento, as equipes estão finalizando a implantação das estruturas e realizando os ajustes necessários na sinalização viária. "Em casos de equipamentos de controle de excesso de velocidade, também são realizadas as aferições do INMETRO nos equipamentos", disse.
Só após todo esse processo, conforme a BHTrnas, seguindo todas as orientações da legislação vigente, os radares estão aptos a entrarem em operação. Faixas de pano serão implantadas com antecedência para informar os motoristas e pedestres assim que cada um dos equipamentos entrarem em operação.