Em meio às obras de requalificação da rua Sapucaí, o primeiro quarteirão, entre a avenida Assis Chateaubriand e a rua Tabaiares, foi liberado nesta quarta-feira (18 de setembro) para pedestres e comerciantes. Nesse trecho, foram realizadas a pavimentação de um plano único entre os dois passeios.
Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte, no trecho, ainda restam executar o “paisagismo e a instalação de bancos”. As obras seguem nos segundo e terceiro quarteirões, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025. O valor das intervenções está estimado em R$ 4,65 milhões.
Nova Sapucaí
A “nova Sapucaí” é um projeto executado pela Conata Engenharia, que venceu a licitação da prefeitura. A ideia é valorizar o corredor cultural e gastronômico que nasceu espontaneamente na rua, com destaque para a vista do mural de grafites belo-horizontinos. Para isso, o trânsito será fechado totalmente para veículos, mudança que já foi testada pela PBH em um teste de impactos no trânsito no mês de maio.
O projeto de qualificação da rua Sapucaí prevê, além do fechamento total da rua para veículos, a instalação de equipamentos urbanos, como jardins, mesas e cadeiras, banheiros públicos, quiosques e uma arquibancada para apreciação da vista. Também está na proposta a implantação de uma ciclovia.