Depois de registrar três recordes de calor consecutivos, entre sexta-feira (17 de janeiro) e domingo (19), os moradores de Belo Horizonte podem se preparar para viverem mais alguns dias mais quentes do ano ao longo desta semana. Pelo menos até a próxima quarta-feira (22), são esperadas temperaturas máximas que irão de 33º C a até 34º C. Até agora, o dia mais quente do ano atingiu 32,9º C.
A meteorologista Anete Ferreira, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que, na primeira quinzena de janeiro, tivemos muitas chuvas em função do transporte de umidade da Amazônia para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, causando chuvas frequentes em Minas Gerais.
"Como estamos no auge da estação chuvosa, as temperaturas máximas são fortemente controladas pela quantidade de nuvens. No final da última semana houve o deslocamento deste transporte de umidade para os estados do Sul do Brasil, o que reduziu as instabilidades na região Sudeste. Como estamos no início do verão, a redução na quantidade de nuvens favorece a elevação das temperaturas, o que explica o calor observado em Minas, Espírito Santo e Rio de Janeiro", detalha a profissional.
Com isso, a previsão para os próximos dias na região metropolitana de BH é de céu parcialmente nublado com as típicas pancadas de verão, que ocorrem principalmente a partir da tarde. Nesta segunda-feira (20) e na terça-feira (21), a expectativa é que os termômetros cheguem a atingir 33º C. Já na quarta, a temperatura máxima prevista é de 34º C.
Apesar disso, ainda conforme a especialista, não é possível falar em "onda de calor", uma vez que nem todos os critérios para este fenômeno foram preenchidos, como, por exemplo, o registro de temperaturas 5º C acima da média por pelo menos três dias consecutivos.
"Este critério até pode ter sido atingido em localidades isoladas, mas para ser considerada uma onda de calor isso deve ser em toda a área", completa Anete.
Chuvas devem voltar a partir de quinta
O calor só deverá dar uma trégua - mas nem tanto -, a partir de quinta-feira (23), quando, conforme a meteorologista do Inmet, áreas de instabilidade voltam a atingir o Sudeste. "A tendência é que chuvas ocorram de maneira mais generalizada em toda a região. Com isso, as temperaturas deverão ficar entre 20 e 30º C na quinta e sexta-feira", completa.
Apesar disso, Anete alerta que a população deve ficar atenta, uma vez que chuvas fortes poderão atingir todo o Estado. "As chuvas de verão podem ser pontualmente fortes. Então, a população tem que ficar atenta à previsão do tempo e, também, às recomendações da Defesa Civil", orienta.