Passear pela praça Sete de Belo Horizonte, no centro da capital, e assistir a painéis publicitários gigantes – de até 40 metros –, com tecnologia LED (Light Emitting Diode) e animações, será uma realidade para os belo-horizontinos em um futuro próximo. O prefeito em exercício, Álvaro Damião (União Brasil), sancionou uma lei que altera o Código de Posturas de BH, criando "áreas de promoção da cidade", onde será possível instalar publicidades em um modelo inspirado pela "Times Square" de Nova York.
No decreto publicado no Diário Oficial do Município deste sábado (8 de março), foi argumentado que a instalação de painéis publicitários em LED na praça Sete fortalecerá a imagem da região como um "destino turístico e centro de comércio e negócios do município". Além disso, o Executivo publicou que a "Times Square" de BH deverá aumentar a sensação de segurança na região do pirulito da praça Sete durante a noite.
Times Square de BH: entenda as regras
Os LEDS poderão ser instalados em todas as esquinas do pirulito da praça Sete:
- avenida Amazonas com rua Rio de Janeiro, em ambos os lados da avenida Afonso Pena;
- avenida Amazonas com rua dos Carijós, em ambos os lados da avenida Afonso Pena;
- avenida Afonso Pena com rua Rio de Janeiro, em ambos os lados da avenida Amazonas;
- avenida Afonso Pena com rua dos Carijós, em ambos os lados da avenida Amazonas.
As propagandas deverão cumprir as seguintes normas:
- Não exceder a altura mínima de 3 metros e máxima de 40 metros contados do passeio lindeiro;
- Não ocupar área superior a 30% da fachada de instalação;
- Não ter espessura superior a 1,70 m;
- Veicular no mínimo 1h diária de conteúdo, fracionada em inserções de no máximo 30s.
Tanto o conteúdo da publicidade quanto a grade de veiculação serão previamente aprovadas pelo município. O projeto deverá ser apresentado à prefeitura, que avaliará se a proposta está de acordo com os objetivos das "áreas de promoção da cidade". A lei já está em rigor.