Eventos públicos em Minas Gerais vão ganhar um reforço no policiamento. Um novo batalhão foi criado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para dar suporte exclusivo à segurança da população em grandes aglomerações. Nesta terça-feira (13 de maio), uma cerimônia solene marcou a inauguração do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe).
"O Bepe foi criado com objetivo principal de policiamento em eventos, não só na capital, mas em todo o estado. Vamos atuar no perímetro externo de eventos . Ao todo, serão 230 militares, mas vamos aumentar esse efetivo de acordo com a demanda", afirmou o Tenente-Coronel Henrique Garcia, comandante do novo batalhão.
Segundo Garcia, em eventos esportivos, o Bepe vai atuar na parte externa, enquanto o batalhão do Choque vai continuar agindo dentro dos estádios. "Já em eventos culturais, como carnaval, iremos atuar sozinhos", completou.
A sede do Bepe está dentro do 5° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, mas postos de comando serão instalados durante os eventos.
"Teremos toda a estrutura para garantir a segurança e o patrulhamento, de forma preventiva, com uso de drones, postos de atendimento e treinamento constante dos militares quanto à postura, compostura e atendimento da população", informou o comandante.
Há três semanas o Bepe já está em atuação, mas, sua estreia oficial acontece no próximo domingo (18), durante o clássico entre Cruzeiro e Atlético, no Mineirão.
Atuação também no interior
Em eventos de relevância no interior, militares lotados na capital serão deslocados para dar suporte no policiamento.
"A ideia é suplementar o policiamento e permitir que os demais batalhões e companhias possam continuar com suas atividades", finalizou.