A Farmácia de Minas é um equipamento público responsável pela distribuição gratuita de medicamentos à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Qualquer pessoa pode solicitar o acesso aos fármacos disponíveis, desde que apresente receita médica e exames válidos. Confira, nesta matéria, o passo a passo para obter o benefício em Belo Horizonte.

1. Documentação

Antes de solicitar o recebimento de um medicamento, o paciente deve verificar se o fármaco está disponível na Farmácia de Minas e quais são os documentos exigidos para ter acesso a ele.

No caso da asma, por exemplo, é necessário apresentar: prescrição médica; laudo de solicitação de medicamento, preenchido e assinado pelo médico; e o formulário específico da doença, também assinado pelo profissional de saúde. Além disso, devem ser entregues cópias dos documentos pessoais (identidade e CPF), do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e do comprovante de residência.

  • Para saber se o medicamento que você necessita é fornecido pelo SUS e em qual Componente da Assistência Farmacêutica ele se encontra, > clique AQUI <.
  • Para consultar os documentos exigidos para cada doença e os formulários que devem ser preenchidos e assinados pelos médicos, > clique AQUI <.

2. Fazer a solicitação de medicamentos pelo SUS

Em Belo Horizonte, a abertura do processo é realizada na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, localizada na avenida Amazonas, 478, no Centro.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e requer agendamento prévio, que pode ser realizado: 

Para o agendamento, será necessário fornecer: dados pessoais (Nome, CPF, Data de Nascimento, Telefone e e-mail).

São exceções: 

- a solicitação de insulinas glargina e asparte permanece sendo realizada nas farmácias municipais;

- a solicitação de Palivizumabe e medicamentos/produtos destinados a pacientes com Fibrose Cística permanece sendo realizada na Farmácia de Minas Regional Belo Horizonte, localizada à Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2777 – Carlos Prates – Belo Horizonte. 

3. Acompanhar o pedido 

Após a solicitação do medicamento, o paciente deve acompanhar o andamento do processo. A consulta pode ser feita pelo aplicativo MG App ou por meio deste link.

Como acompanhar? 

1º passo: acessar o aplicativo MG APP no celular ou acessar o site Cidadão MG e realizar o login;
2º passo: no menu inicial, acessar a opção “SAÚDE”;
3º passo: acessar a opção “MEDICAMENTOS”;
4º passo: acessar a opção "CONSULTA DO ANDAMENTO SOLICITAÇÃO / DISPONIBILIDADE DE MEDICAMENTOS". A consulta é realizada utilizando o CPF, o número do processo e a data de nascimento do paciente;
5º passo: após clicar em “PESQUISAR", o aplicativo/site irá listar todos os medicamentos do CEAF solicitados pelo paciente. O(A) usuário(a) deve selecionar o medicamento desejado, assim o aplicativo/site trará as principais informações sobre a solicitação;
6º passo: caso a solicitação seja deferida, para consultar a disponibilidade do medicamento em estoque, basta clicar sobre o medicamento.
7º passo: selecionar o campo “DISPONIBILIDADE” na parte inferior da tela.