Os jornais O TEMPO e Super Notícia foram reconhecidos, na noite desta terça-feira (20 de maio), como os mais lembrados de Minas Gerais na categoria “Jornal Mineiro – Expressão”, durante a 30ª edição do Prêmio Top of Mind do MercadoComum. A cerimônia foi realizada nos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais, na região Centro-Sul da capital, e reuniu cerca de 400 convidados em um tradicional jantar de confraternização após a solenidade. 

O prêmio "Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais", promovido pela revista MercadoComum, tem como objetivo destacar as marcas mais lembradas pela população mineira, com base em pesquisa de opinião espontânea — sem estímulos ou sugestões aos entrevistados —, o que garante maior autenticidade aos resultados. 

Na edição de 2025, 63 marcas foram premiadas em quatro categorias distintas: Especial, Excelência, Liderança e Expressão. A categoria Expressão contempla aquelas que alcançaram mais de 10% das respostas válidas. Nessa categoria, 27 marcas foram reconhecidas, entre elas os jornais O TEMPO e Super Notícia.   

O editor executivo da Sempre Editora — empresa responsável pelos jornais O TEMPO e Super Notícia — Juvercy Junior, destacou que a conquista reforça o compromisso da empresa com a excelência e a credibilidade junto ao público. “O reconhecimento de O TEMPO e Super Notícia reflete o trabalho de excelência desempenhado por toda a equipe da empresa, independentemente da área de atuação. Recebemos a honraria com uma alegria enorme, já que trata-se de uma ação desenvolvida em cima da opinião e memória das pessoas. Agradecemos a todos e ressaltamos que nosso objetivo será sempre maior e em busca de levar às milhões de pessoas que nos acompanham informação de qualidade”, afirmou. 

De acordo com a revista, a pesquisa foi realizada pela Jumppi Inteligência e Pesquisa, por meio de 1.558 entrevistas conduzidas em fevereiro — sendo 1.152 no interior do Estado e 406 na capital. Além disso, o estudo abrangeu os 50 municípios com maior potencial de consumo, segundo o IPC Maps, e teve sua amostragem estratificada com base nos dados do TSE de 2022, considerados os mais atualizados sobre a população brasileira adulta. 

As marcas avaliadas foram divididas nos seguintes segmentos: 

  • Alimentos e Bebidas 
  • Compras e Construção 
  • Comunicação, Internet e Lazer 
  • Finanças e Transportes 
  • Saúde 

A pergunta-chave do estudo foi: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça quando se fala, por exemplo: feijão?”. A intenção é identificar qual marca ocupa o “topo da mente” dos consumidores, indicador essencial para mensurar o desempenho das estratégias de branding e o valor de marca.  

Segundo a MercadoComum, além de valorizar o reconhecimento empresarial, a premiação tem como missão ampliar a visibilidade da imagem econômica e social de Minas Gerais, estimulando a atração de investimentos e fortalecendo os negócios das empresas já atuantes no estado. A edição especial do prêmio será publicada em formato impresso e digital em junho.