Os táxis de Belo Horizonte vão passar por uma mudança de visual: a partir do 10 de julho, todos os veículos que atuam com transporte particular de passageiros deverão se adequar à nova identidade, conforme definido no Manual de Identidade Visual dos Táxis. O prazo foi fixado no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (8). Após a data, o responsável que não se adequar, poderá ser multado.

Pelas regras, a nova marca, lançada em abril deste ano, tem elementos que remetem aos pontos turísticos da cidade, como o obelisco da Praça Sete, no Centro da cidade, e as curvas da Igrejinha de São Francisco, na região da Pampulha. Segundo o manual, a proposta vai além da estética, “busca reforçar o sentimento de pertencimento e promover o reconhecimento imediato dos táxis por moradores e visitantes, contribuindo para mais segurança e identificação clara do serviço.”

A partir do dia seguinte à data limite para a readequação, a Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) vai iniciar a fiscalização. Aqueles que foram pegos sem o novo adesivo, poderão ser multados, terem a autorização de tráfego suspensa, pontuação no prontuário, entre outras penalidades.


Como aplicar a nova identidade visual


De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a aplicação dos adesivos nos veículos pode ser feita por qualquer profissional da área, desde que respeite as especificações técnicas do manual.

Para auxiliar os taxistas, a PBH disponibiliza o aplicativo Sumob Operador, voltado aos profissionais do transporte público municipal, incluindo transporte escolar, suplementar e táxis. A ferramenta oferece funcionalidades como verificação de pendências, agendamento de baixa ou inclusão de veículos, atualização cadastral, além do envio de notificações e comunicados oficiais da Sumob.

 

Mais mobilidade

Desde o final do ano passado, os taxistas de Belo Horizonte têm autorização para trafegar em pistas exclusivas da capital. A medida beneficia aproximadamente  8.700 profissionais.

.