A nova fase das obras de revitalização da linha 1 do metrô de Belo Horizonte promete eliminar as trepidações dos trens e proporcionar uma viagem mais silenciosa e confortável aos usuários. A garantia foi dada por Elton Ribeiro, coordenador de Via Permanente do Metrô BH, durante uma visita técnica com a imprensa nesta quarta-feira (2 de julho).
+ Adolescente vai a hospital por suspeita de gravidez após supostamente ter sido estuprada pelo pai
As intervenções começaram na última sexta-feira (28 de junho), seguem de forma ininterrupta e devem ser concluídas até o próximo domingo (6 de julho). Esta etapa acontece no trecho entre as estações Santa Tereza e Horto.
Flavio Tavares / O TEMPO
Ribeiro explicou que está sendo realizada a substituição completa da grade ferroviária, composta por trilhos, pedra britada (lastro) e dormentes de concreto. "A melhoria para o usuário será uma viagem com mais qualidade e conforto. Serão eliminadas as trepidações e os ruídos, aumentando a confiabilidade do sistema", afirmou.
O coordenador reconheceu os transtornos causados aos passageiros, mas destacou que as obras são executadas em três turnos, justamente para reduzir os impactos. "Para termos uma engenharia de curto prazo, é necessário realizar interrupções", justificou.
Sobre as obras
A revitalização da via permanente do Metrô BH teve início em 2023. Dois dos quatro trechos previstos entre as estações Eldorado e Santa Tereza já foram concluídos. As melhorias incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMVs), dos dormentes de madeira e concreto, suas respectivas fixações e dos lastros, além de outros componentes.