Dois homens, de 28 e 33 anos, apontados como líderes do Comando Vermelho no Morro das Pedras, região Oeste de Belo Horizonte, foram mortos durante uma operação da Polícia Militar (PMMG), no bairro Copacabana, na região de Venda Nova, na noite dessa segunda-feira (21/7). Durante a ação, foram apreendidos granadas, armas e uma grande quantidade de drogas que seriam distribuídas para regiões de Belo Horizonte e Teófilo Otoni, no Mucuri.
A dupla estaria envolvida na guerra entre o CV e integrantes do Terceiro Comando Puro (TCP) — facção evangélica do Rio de Janeiro com atuação na Grande BH —, que registrou confrontos armados nos últimos meses na Vila do Querosene e no Conjunto Taquaril. Investigações do serviço de inteligência da PM apontaram ainda que os dois estariam planejando novos ataques e armazenavam armas, explosivos e carros clonados para a execução. Os dois estariam, inclusive, publicando nas redes sociais vídeos com armas para intimidar rivais e demonstrar poder. Os ilícitos estavam armazenados em dois apartamentos, localizados no 1º e 3º andares de um prédio na Avenida Universo, bairro Copacabana.
Devido ao risco de escalada da violência, o Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas da PMMG (Rotam) realizou uma operação nesta segunda-feira (21/7). Ao chegar ao primeiro apartamento, os militares visualizaram, por meio de uma porta entreaberta, uma mulher na sala e grande quantidade de drogas sobre uma bancada. Os agentes retiraram a mulher e adentraram o imóvel.
Em um dos cômodos estavam os dois suspeitos, que tentaram fugir ao notar os policiais. Eles foram encontrados em um quarto, nos fundos do imóvel, com armas em punho e apontando para a guarnição. Os militares deram ordem para que a dupla largasse as armas, mas o comando foi ignorado. Os agentes, então, atiraram contra os suspeitos. Mesmo baleado, o homem de 33 anos ainda tentou pegar uma granada para atirar contra os militares, mas foi novamente alvejado.
Os dois foram socorridos para o Hospital Risoleta Neves, mas morreram instantes depois de darem entrada na unidade. De acordo com a Polícia Militar, ambos possuíam múltiplos mandados de prisão em aberto e extensa ficha criminal, incluindo passagens por tráfico, lesão corporal, desobediência e furto.
De acordo com a PM, o suspeito de 33 anos teria ascendido recentemente na hierarquia da facção, assumindo o controle do tráfico no Morro das Pedras. Ele também atuava como gerente do tráfico em Teófilo Otoni e era responsável pelo comando operacional e logístico na região. O investigado teria ficado escondido na comunidade da Rocinha, na capital do Rio de Janeiro, o que reforça a vinculação com o Comando Vermelho.
Granadas e armamentos eram armazenados para ataques
Durante a operação, a PM localizou mais de 10 mil porções de drogas, entre maconha, cocaína, ecstasy e crack. Duas armas usadas pelos suspeitos, material usado no tráfico, mais de R$ 8 mil em dinheiro e três granadas foram apreendidas. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado e recolheu e destruiu os explosivos.
Uma mulher de 26 anos também foi presa em flagrante por tráfico de drogas. Ela era proprietária do apartamento localizado no terceiro andar do prédio, onde estava parte dos ilícitos. Aos militares, a suspeita contou que recebia R$ 1.200 dos suspeitos para armazenar as drogas na residência. Ela e as apreensões foram levadas para a delegacia da Polícia Civil (PCMG).
O caso será investigado.