Um tanto quanto inusitado: imagina você, pegar uma ônibus nas primeiras horas da manhã para ir ao trabalho ou resolver algumas questões particulares; e ao entrar no coletivo você é surpreendido com os passageiros e até a motorista tomando um belo café da manhã e conversando? Pois é! É exatamente isso que acontece com quem utiliza a linha 2151 que faz o trajeto entre os bairros Serra na região Centro-Sul de Belo Horizonte e o Vista Alegre na região Oeste.
Segundo a motorista Edna Faria, mais conhecida como "Baiana", a ideia do café da manhã surgiu das passageiras que pegam o ônibus todo dia com ela. "As passageiras viraram minhas amigas após tantos anos de convivência. Partiu delas essa ideia de fazer o lanche", disse sorrindo. E como Baiana é uma mulher animada, ela topou na hora. No final de semana seguinte ao combinado já estavam lá elas, o grupo de amigas, cada uma trazendo uma opção de lanche na cesta. "Nós nos tornamos tão próximas que fizemos um grupo de conversa e pelo menos uma vez por mês nós fazemos essa confraternização", concluiu sorrindo.
Os passageiros adoram; é cafezinho pra cá, bolinho e pão de queijo pra lá. A viagem vira uma festa,"ih meu filho, tem gente que chega com cara ruim e vai embora todo feliz nos agradecendo. É bom demais", e Baiana vai conversando e rindo. Edna é soteropolitana da gema, mas se tornou mineira de coração. Ela trabalha há 6 anos na mesma linha e já é famosa, " já dei entrevista pra tudo quanto é televisão e jornal.". Ela tem mais de 16 mil seguidores no TikTok e não tem modéstia em falar que é a motorista mais amada de Belo Horizonte, "meus passageiros me adoram, já me elegeram a motorista mais legal de BH".
Sempre com um sorriso no rosto, Edna vai passando ponto por ponto do trajeto e a cada passageiro que entra ela faz questão de cumprimentar. Para ela, dar um bom dia e ser educado com as pessoas é uma obrigação. A simpatia em pessoa que veio da Bahia para alegrar os mineiros disse que todas as férias vai ver a família, "eu sinto muita falta da minha terra. Adoro Salvador, mas os mineiros estão no meu coração".
No corre-corre do cotidiano, Baiana é um alento para quem tem a sorte de tê-la como motorista. Quando chegou a vez da nossa equipe descer, ganhamos um sorriso de despedida, claro.