O Parque Nacional da Serra do Gandarela vai promover mais uma edição do “Trilhas do Gandarela – Um Dia no Parque” nos sábados e domingos de julho. Os visitantes poderão desfrutar de caminhadas, passeios de bicicleta e visitas aos mirantes e cachoeiras da Unidade de Conservação na região metropolitana de Belo Horizonte. A programação é gratuita e conta com a presença de guias profissionais.
Para se inscrever, basta acessar este link https://www.instagram.com/parna.gandarela/. As vagas são limitadas. No sábado (5 de julho), os turistas vão passar pelos mirantes Gandarela e 360° e pela Cachoeira do Sol. Ao todo, serão 5 km de caminhada. Já no domingo (6 de julho), as atividades incluem ioga, trilha meditativa, visita à Lagoa do Metro e a mirantes.
As demais atrações terão as inscrições abertas nas semanas seguintes, na página do Instagram do Parque. A programação completa pode ser conferida neste link: https://www.instagram.com/p/DLh5V5QOv8x/.
Abraço ao Ribeirão do Prata
Em 2025, as atividades no parque foram elaboradas para promover um “abraço” ao Ribeirão do Prata, afluente do Rio das Velhas. O “Trilhas do Gandarela” faz parte da programação da mobilização nacional “Um Dia no Parque”, que é realizada oficialmente em 20 de julho em Unidades de Conservação Nacionais em todo o Brasil, com objetivo de promover a visitação nos locais e a conscientização sobre preservação ambiental.
O Parque Nacional da Serra do Gandarela foi criado em 2014 para proteger biomas, ecossistemas e animais ameaçados de extinção, como o lobo guará. O território alcança oito municípios da região e integra as bacias dos rios São Francisco e Doce.