Belo Horizonte teve mais uma madrugada fria nesta quinta-feira (31/7). Segundo dados da Defesa Civil, na região Centro-Sul, os termômetros marcaram 8,7 °C às 6h. Com rajadas de vento que chegaram a 40 km/h, a sensação de frio intenso ficou abaixo de zero na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, região Oeste da cidade, onde a sensação térmica chegou a -12,8 °C.
A estação de medição está localizada na parte mais alta de Belo Horizonte, onde o vento intensifica a sensação de frio. Além disso, o local fica em uma área cercada de mata e sem construções por perto, o que faz com que a percepção do clima no local seja diferente da de áreas mais urbanas e povoadas. A menor temperatura registrada no local foi de 9,9 °C, às 6h.
Leia mais: Jovem com 92 passagens criminais é baleado no Aglomerado da Serra, em BH
Segundo o Inmet, a temperatura máxima prevista para a capital mineira nesta quinta-feira é de 25 °C. O céu deve permanecer claro a parcialmente nublado durante todo o dia.
Além do frio intenso, causado pela atuação de uma massa de ar polar, a cidade também está sob alerta para tempo seco, que deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30% no decorrer da tarde, até 18h da próxima segunda-feira (4/8). Nesta quinta-feira (31/7), a previsão indica que a umidade relativa do ar gira em torno de 20%, índice considerado crítico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que esse índice esteja entre 50% e 60%.
Devido ao tempo seco, as autoridades alertam a população para manter a hidratação e evitar a exposição ao sol entre 10h e 17h.