Os testes com patinetes elétricos promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começaram na manhã desta terça-feira (12/8), na região central da cidade. A ação faz parte do programa Escola de Direção Segura de Patinetes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMUR). Na avaliação de moradores, a alternativa pode ser uma boa opção para a capital mineira. O analista de gerenciamento de projetos, Gabriel Thadeu, de 32 anos, elogiou a iniciativa: “Foi uma atitude muito boa para inserir novamente os patinetes para a população”.
Ele contou que usaria o patinete tanto para o trabalho quanto para lazer, destacando que poderia economizar tempo no trajeto. “Eu utilizaria. Desço na Praça Sete e vou andando até o prédio onde trabalho, na rua Goitacazes. Seria uma alternativa muito boa para mim de locomoção. Acredito que, com cinco minutos, eu estaria no prédio. Usaria tanto para trabalho quanto para lazer”, afirma.
A guarda municipal Jaqueline Marques, de 41 anos, também considerou a proposta interessante. Para ela, além de facilitar o trânsito, a medida poderia contribuir para a redução da poluição na cidade. “Eu acredito que ajudaria na questão da poluição. No mundo de hoje, precisamos nos preocupar com a natureza”, explica.
Jaqueline afirmou ainda que usaria o patinete para lazer e para ir ao trabalho, e que a novidade poderia ser atraente também para visitantes. “Além de ser uma experiência interessante aqui na cidade, eu já vi em outros estados, como na Bahia. Ele é prático e eu usaria com certeza. Achei super seguro, basta usar os equipamentos certos, como o capacete”, disse.
Os testes com patinetes elétricos promovidos pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) começaram na manhã desta terça-feira (12/8), na região central da cidade.
A ação faz parte do programa Escola de Direção Segura de Patinetes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de… pic.twitter.com/8EIkTQwmLi
Como participar?
Segundo a PBH, servidores municipais e pessoas com mais de 18 anos que estiverem passando pela região poderão participar dos testes. É necessário assinar um termo de responsabilidade.
A PBH informou que a ação conta com a presença de monitores especializados para orientar os participantes durante o teste. "A ação será realizada com o apoio da empresa JET, uma das operadoras de patinetes elétricos no país, e contará com a presença de monitores especializados, que irão orientar os participantes sobre o uso adequado e seguro do equipamento. O uso do capacete será obrigatório em todos os testes", afirmou.
Ainda de acordo com a prefeitura, o objetivo dos testes é avaliar "as condições de operação e segurança para a circulação das patinetes em vias públicas, em conformidade com a Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)".
A medida estabelece diretrizes nacionais para a operação de patinetes nas cidades brasileiras."A atividade faz parte do processo de elaboração de um chamamento público para a operação de patinetes elétricos na capital. O edital está previsto para ser publicado ainda em 2025 pela Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob)", completou a prefeitura.
Datas e local:
- Quando: Terça e quarta-feira (12 e 13/8)
- Onde: Rua Goiás, entre a rua da Bahia e a avenida Álvares Cabral
- Horários: 9h às 12h e 14h às 17h