Cerca de 20 pessoas, entre brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros, integrarão a força-tarefa que, no próximo sábado (16/8), entra no terceiro dia de combate às chamas que consomem desde a última quinta-feira (14/8) uma grande área da Serra do Cipó, tradicional ponto turístico localizado na região Central de Minas Gerais.

Nesta sexta-feira (15/8), segundo a corporação, cinco bombeiros, seis policiais militares e 14 brigadistas participaram do segundo dia de trabalho para conter o fogo, que atinge uma área no entorno do Parque Nacional da Serra do Cipó. O helicóptero da Pégasus, da Polícia Militar (PM), deu apoio logístico aos envolvidos. 

Entretanto, apesar dos esforços da força-tarefa, a noite chegou com dois focos de incêndio ainda ativos. Após as equipes serem desmobilizadas, devido à baixa luminosidade, foi mantido o monitoramento na região. 

O terceiro dia de combate será retomado na manhã de sábado, quando será feito um sobrevoo para reconhecimento da área. A previsão é que dez bombeiros e dez brigadistas estejam empenhados. 

Nas redes sociais, a Brigada Cipó, que é voluntária, pede ajuda da população para seguir na linha de frente do combate aos incêndios florestais que, segundo eles, "ameaçam nosso bioma e nossa vida".

"Cada doação faz a diferença para manter equipamentos, suprimentos e a equipe preparada para agir rápido. Faça sua parte e apoie quem luta pelo nosso Cerrado", apela o grupo. Doações podem ser feitas pelo Pix brigadacipomg@gmail.com.