Morreu, nesta terça-feira (19/8), o japonês 'naturalizado mineiro' Haruji Miura, aos 97 anos. Miura era conhecido pelo cultivo das árvores cerejeiras — na língua japonesa, 'Sakura' — no condomínio Morro do Chapéu Golfe Clube, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Nas redes sociais, a morte de Miura foi lamentada por sua família e admiradores. "As cerejeiras que sempre cultivou com tanto carinho e cuidado nos ensinam mais uma vez: a vida é bela, breve e efêmera! Que possamos sempre viver intensamente! Miura San, agradecemos por tudo e por nos ensinar a cultivar um dos mais belos sentimentos: a gratidão!", diz a publicação.
História de Haruji Miura
Em reportagem veículada por O TEMPO no ano de 2022, o aposentado Haruji Miura contou a sua história. Foi ele quem trouxe as cerejeiras do Japão para Minas Gerais, há cerca de 43 anos. Na época, as 4 mil árvores foram eleitas pelos habitantes como símbolo do Morro do Chapéu Golfe Clube. O japonês também espalhou as flores por outras diversas partes do Brasil.
“A cerejeira representa, para mim, mais é amizade. Amizade entre Brasil e Japão. O governo e o povo brasileiro receberam muito bem o imigrante japonês, inclusive meu pai. Hoje, está completamente junto. Japonês e brasileiro já não têm muita diferença”, disse Miura.
A floração das cerejeiras dura pouco tempo: cerca de duas semanas. É por isso que a árvore representa a efemeridade da vida, que passa rápido, apesar de florescer com intensidade e ser encantadora. “Eu doo principalmente para professoras, escolas, universidades, instituições de caridade, igreja e várias outras entidades”, afirmou na época.
Aromatizadores de ambiente foram um dos últimos projetos de Miura
Os aromatizadores de ambiente da fragrância Okinawa — nome da espécie da cerejeira que Miura cultivava, foi uma das últimas criações do japonês, em julho de 2024. As flores de cerejeiras não possuem um aroma característico, específico. Porém, após mais de 40 anos de muita dedicação e amor no cultivo das sakuras, Haruji Miura idealizou o que seria "um aroma ideal das cerejeiras em plena floração".
No site www.miuracerejeiras.com.br, é possível comprar mudas da planta cultivada por ele, além dos aromatizadores, sabonetes, toalhas e difusores.