Uma onça-parda foi capturada na Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ocorrência inusitada ocorreu nesta sexta-feira (29). Conforme o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o animal tem entre um ano e meio e dois anos.

Após passar por avaliação médica, a onça-parda, que recebeu o nome de Catarina, foi solta em seu habitat natural. O local não foi informado pelo Ibama. Agora, ela será monitorada via satélite. A captura integra o programa de monitoramento de fauna conduzido pela Vallourec. Além de Catarina, mais sete animais são vigiados via satélite, sendo quatro lobos-guarás, duas jaguatiricas e outra onça-parda. 

Segundo o Ibama, o monitoramento contínuo da fauna é essencial para avaliar os impactos das ações realizadas pelo homem sobre o ecossistema local e garantir a preservação da biodiversidade em um dos biomas mais ameaçados do país.

Atualmente sob licenciamento ambiental pelo Ibama, o chamado vetor sul da Grande BH é um mosaico de empreendimentos minerários, condomínios residenciais, unidades de conservação e a rodovia BR-040.