Com a expectativa de 16,7 mil atendimentos mensais, o município de Conselheiro Lafaiete, na região Central de Minas Gerais, receberá uma nova Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no primeiro semestre de 2026. Enquanto a estrutura definitiva não é concluída, a população lafaeitense poderá contar com um posto provisório exclusivo para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), que começou a funcionar nesta segunda-feira (1/9).

De acordo com o governo de Minas, os atendimentos serão realizados no Poliesportivo Vicentão, localizado na Rua Jurupis, 7-139, bairro Carijós, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Inicialmente, conforme apontado pelo Executivo, o posto contará com dois guichês de atendimento, com previsão de abertura de mais um nas próximas semanas. Serão disponibilizadas cerca de 400 vagas mensais para emissão da CIN.

Benefícios para os moradores da região

"A instalação da estrutura temporária foi viabilizada por meio de convênio firmado entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, em julho deste ano. A medida vai beneficiar aproximadamente 200 mil pessoas que residem no município, além de moradores de Ouro Branco, Congonhas, Queluzito, São Brás do Suaçuí, Itaverava, Santana dos Montes e Cristiano Otoni", ressaltou o governo estadual. 

Como agendar o atendimento?

O morador de Lafaiete que quiser agendar a emissão gratuita da CIN pode acessar o Portal MG, pelo aplicativo MG App Cidadão ou nos terminais de autoatendimento disponíveis nas UAIs e nos postos provisórios. As vagas são liberadas de segunda a sexta-feira, sempre a partir das 7h.

Além da emissão da carteira de identidade, a UAI oferecerá serviços de Trânsito (habilitação e veículos), Procon, recuperação de acesso ao Gov.br, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), intermediação de mão de obra pelo Sine e atendimentos da Receita Estadual.