A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, foi invadida e furtada na madrugada de domingo (31/8). Segundo a Polícia Militar, o criminoso, ainda não identificado, arrombou o portão e portas internas para entrar no local e levou objetos litúrgicos usados nas celebrações, além de causar danos na estrutura elétrica.
Conforme a ocorrência registrada pela PM, foram furtados dois castiçais, dois sinos de bronze e um sino carrilhão, dois jogos de tapetes (um amarelo com laranja e outro em tons de azul), um aspersor grande, um ostensório pequeno, dois cálices (um grande e um pequeno), uma âmbula e duas garrafas de vinho canônico. O criminoso também danificou o padrão de energia e cortou fios, o que pode indicar interesse na retirada de cobre.
Em nota divulgada nesta segunda-feira (1/9), a paróquia afirmou que o crime “fere não apenas o patrimônio material, mas sobretudo a dignidade e a fé” da comunidade. O texto destaca que a igreja se mantém com doações e trabalho voluntário e que prejuízos dessa natureza impactam diretamente as atividades pastorais.
“Pedimos orações de todos os fiéis e da sociedade para que este fato seja reparado com justiça e para que nossa comunidade, sustentada pela fé em Cristo, siga firme em sua missão evangelizadora”, diz o comunicado.
A comunidade criou uma campanha virtual de arrecadação. PIX: barbacovijonas4@gmail.com
A PM segue realizando buscas para identificar o responsável e recuperar os materiais furtados.