CIDADANIA

Após dois anos, Casamento Comunitário é retomado e une 169 casais em BH

Iniciativa beneficiou casais residentes na capital que não têm condições de pagar as taxas para o casamento no cartório

Por Anderson Rocha
Publicado em 19 de maio de 2022 | 20:24
 
 
 
normal

Dia de festa! Após dois anos sem ocorrer devido à pandemia de Covid-19, o Casamento Comunitário voltou a ser realizado em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (19). De iniciativa da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), a ação beneficia casais residentes na capital que não têm condições de pagar as taxas no cartório.

De acordo com a DPMG, o evento está na quinta edição e é feito com o apoio de diversos parceiros. Desta vez, 169 casais realizaram o sonho de oficializar a união por meio do Casamento Comunitário. Cinquenta e um casais participaram da cerimônia, que aconteceu no Minascentro, no Centro de BH.

De gala

O Casamento Comunitário foi realizado com ornamentação especial, dama de honra e pajem, entrada dos casais no tapete vermelho ao som da marcha nupcial executada pela Banda da Academia Musical Orquestra Show da Polícia Militar de Minas Gerais, troca de alianças e benção ecumênica por um padre e um pastor evangélico.

Conforme a Defensoria, houve espaço ainda para surpresas, como cabine de fotos, sorteio de presentes, maquiagem para as noivas, além de bem-casados, bombons e doces entregues a cada casal ao final da cerimônia. "Tudo isso foi possível graças a uma ampla rede de solidariedade", informou, em nota.

Ato de fé

O padre Wagner de Souza abençoou os casais, recordando a Primeira Carta do apóstolo João, em que ele diz que Deus é Amor. "O amor entre vocês já começou há mais tempo, aqui, hoje é apenas mais um passo onde começa o amor que já existe entre vocês. Cada casal que se ama é a imagem explícita de amor de Deus. Por isso, vocês devem ser muito fiéis, verdadeiros e autênticos uns com os outros e se entreguem piamente a este amor", disse.

O pastor João Eduardo Lima lembrou a celebração do Dia da Defensoria Pública, ressaltando que o órgão "exerce um chamado de justiça, de integralidade, entregando bem-estar e cidadania à população". Aos casais, pontuou a importância da presença do amor a Jesus no casamento, "espaço em que podemos ser moldados à imagem e semelhança de Deus".

Retorno

O defensor público-geral em exercício da Defensoria, Nikolas Stefany Macedo Katopodis, falou sobre a alegria em retomar a celebração do Casamento Comunitário, após dois anos de pandemia.

"O que fazemos hoje, na data em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública, é entregar a vocês direitos. A Defensoria Pública tem a missão de construir pontes quando a cidadania é afastada por uma burocracia, pela falta de acesso", afirmou. 

"Aproveitem o momento para dizer eu te amo. Não percam nunca a oportunidade de eternizar este sentimento na vida de vocês", completou.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!