Pará de Minas

Asilo pega fogo e idosos são transferidos com queimaduras graves para BH

A suspeita do Corpo de Bombeiros e do SAMU é que o incêndio tenha começado por conta de um cigarro aceso sobre um colchão

Por Lara Alves
Publicado em 02 de outubro de 2019 | 07:32
 
 
 
normal

Moradores do Lar de Idosos Cidade Ozanam, em Pará de Minas, na região Centro-Oeste saíram às pressas da casa durante um incêndio de grandes proporções no asilo na noite dessa terça-feira (1°). Um cigarro aceso sobre um colchão seria a causa do acidente, que deixou graves feridos. 

Dois idosos que lá residem, um que tem 78 anos e outro sem idade identificada, sofreram queimaduras em cerca de 80% do corpo e, atendidos já inconscientes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, seguiram para internação imediata no Hospital Nossa Senhora da Conceição. 

Contudo, o estado dos pacientes é tão grave que precisaram ser transferidos em caráter emergencial durante a madrugada desta quarta-feira (2) para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII – referência nacional neste tipo de tratamento. O transporte das vítimas só pôde ser feito com o uso do helicóptero Arcanjo 04, do Corpo de Bombeiros. A aeronave pousou no Campo do Paraense, para onde veículos de resgate de Pará de Minas e Itaúna levaram os pacientes.  

Combate às chamas

Cinco ambulâncias, pelo menos, participaram do resgate aos idosos e funcionários, todos eles estavam na casa no momento em que as chamas começaram. Fora os dois pacientes em estado grave, não há registro de mais vítimas com ferimentos sérios. Ainda no começo da madrugada desta quarta, o incêndio já havia sido controlado.

Há a hipótese de que um cigarro seja o responsável pelo começo do fogo. Segundo testemunhas, um dos idosos que reside no lar fumava antes de dormir, ele teria pegado no sono sem apagar o cigarro, que caiu no colchão e seria a fagulha inicial do incêndio. As chamas consumiram todo este quarto onde o homem dormia. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!