A tentativa de assalto no final da noite dessa quarta-feira (22) a uma agência bancária em Itajubá, no Sul de Minas, se assemelha ao Novo Cangaço. Esse tipo de crime é cometido com explosões e assaltos a bancos, feitos por bandidos altamente armados no interior de Minas, que promovem o pânico na população.
Em entrevista à rádio Super 91,7 FM, o tenente-coronel Flávio Santiago, chefe da Sala de Imprensa da Polícia Militar, disse que embora não seja possível cravar que a ação é deste grupo, é possível falar pelo menos nas semelhanças.
"As ações se assemelham a esse tipo de quadrilha. Agora, no Estado de flagrância (é difícil falar sobre, mas) a ação é típica desses infratores que vêm com atitudes terroristas. Munições de .50, 762, 556, capazes de derrubar pequenas aeronaves. A gente vê especialistas falando que tem que chegar com spray de pimenta, com megafone, mas com esse tipo de infrator, preparados pra guerra, que quando a PM se aproxima eles já têm equipes para esse confronto. Houve o revide, eles saem da cidade, fizemos o cerco, há duas trocas de tiros em Brasópolis e Luminária. Não descansaremos até pegar esses criminosos", disse.
Flávio Santiago disse que só com a captura de boa parte dos envolvidos seria possível afirmar se o grupo tem ligação com o as mais de 20 pessoas que foram mortas em Varginha, em outubro do ano passado, prestes a cometerem um assalto a banco também. "Essa equipe de Itajubá usava equipamento bélico semelhante ao do Novo Cangaço. Agora, com esse infrator preso e com a possibilidade de prisão de outros suspeitos, de outros armamentos, temos condição de avaliar um pouco melhor. São infratores de alta periculosidade que pelas munições, pelo tipo de troca de tiros, a gente acredita que tem essa ligação", explicou.
A expectativa é de que a Polícia Militar realize uma coletiva ao longo do dia para passar mais informações sobre a ação em Itajubá.