Divinópolis

Banheiro da UEMG é pichado com exaltação a Hitler e ofensa a judeus

Em nota, a instituição de ensino repudiou a ação e afirmou que tomará as medidas cabíveis

Por Juliana Siqueira
Publicado em 23 de novembro de 2022 | 17:08
 
 
 
normal

Um banheiro da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, foi pichado nesta quarta-feira (23) com símbolo nazista, exaltação a Hitler e ofensas a judeus. Em publicação nas redes sociais, a instituição de ensino repudiou a ação e afirmou que tomará as medidas cabíveis.

O caso repercutiu nas redes sociais. “A universidade deveria ser um espaço de livre convivência entre os universitários, onde todo mundo se sentisse seguro e protegido, mas fica difícil quando a gente se depara com esse tipo de coisa”, comentou um internauta. 

Outra usuária das redes sociais comentou que esse tipo de coisa tem que acabar. “Já deu”, postou ela. “Nazistas e fascistas não passarão”, comentou outro.

Em nota, a UEMG afirmou que repudia veementemente "qualquer ato discriminatório, que incite a violência, ou que promova ataques que firam os princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito" e que a Reitoria "recomendou imediata apuração dos fatos pela Unidade Acadêmica de Divinópolis".

Leia a nota da UEMG na íntegra

A Reitoria da Universidade do Estado de Minas Gerais, defensora da democracia, das liberdades e da livre manifestação de pensamento, obedecidos os preceitos constitucionais e legais, repudia veementemente qualquer ato discriminatório, que incite a violência, ou que promova ataques que firam os princípios inerentes ao Estado Democrático de Direito.

O conteúdo da mensagem desrespeita a memória das vítimas do nazismo e dos horrores causados por ele. Diante disso, a Reitoria recomendou imediata apuração dos fatos pela Unidade Acadêmica de Divinópolis, disponibilizando o apoio necessário para identificação do responsável e aplicação das medidas disciplinares e penalidades cabíveis.

Leia a nota da unidade de Divinópolis na íntegra

Em relação a uma publicação que circula nas redes sociais sobre as mensagens de cunho nazifacista de um banheiro do bloco 2 da unidade, a UEMG Divinópolis vem a público informar que repudia este tipo de ação e que tomará todas as providências necessárias para apurar o caso. Após a apuração, serão aplicadas as punições previstas no Regimento Geral da Universidade.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!