ECONOMIA

Bares abrirão 9.000 vagas: em Minas, 34% dos empresários pretendem contratar

Expectativa é que a Copa do Mundo e as festas de final de ano possam atrair mais clientes para os estabelecimentos

Por Anderson Rocha
Publicado em 07 de outubro de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

Após muitas perdas durante a pandemia de Covid-19, o setor de bares e restaurantes está com boas expectativas de recuperação ainda em 2022. Conforme pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 34% dos empresários do ramo, em Minas Gerais, pretendem contratar mão de obra para vagas de cozinheiro, garçom, coqueteleiro, entre outras. Serão cerca de 8.000 a 9.000 vagas abertas em Minas.

“É a retomada do setor. Perdemos 1,3 milhão de trabalhadores na pandemia no país. Recuperamos 1,2 milhão no primeiro semestre deste ano. Agora, vamos completar a volta das vagas até dezembro”, declarou Paulo Solmucci, presidente nacional da Abrasel. Aberto há pouco mais de um ano, o gastropub Varanda da Praça, no bairro Diamante, região do Barreiro, em Belo Horizonte, vai aumentar o número de funcionários fixos nas próximas semanas, passando para quatro pessoas permanentes, além de oito temporárias. “Queremos alguém que tenha boa vontade para trabalhar, para aprender. É preciso ter simpatia para atender o público”, adiantou a sócia do negócio, Ana Paula Miguel, de 42 anos.

Requisito. Matheus Daniel, presidente da Abrasel MG, afirmou que o recrutamento complementar é reflexo do aguardado aumento de clientes na Copa do Mundo, em novembro, e durante as festas de fim de ano. Segundo ele, muitos já estão selecionando pessoas para treinar a equipe. “Eu já contratei seis em agosto”, disse.

Ele defende o maior interesse no trabalho, como boa qualidade dos candidatos. “O desemprego está alto, mas está difícil contratar. As pessoas querem trabalhar, mas a qualificação está baixa. Além disso, muitas não demonstram compromisso com o emprego”, conclui Matheus Daniel.

Dica de professora

“É preciso gostar de estar no meio das pessoas, de se comunicar e ter disciplina”. É assim que Marina Paixão, professora dos cursos livres do Senac Minas, como barman (drinks), barista (café) e garçom, resume as características desejadas em profissionais que queiram vagas no ramo de bares e restaurantes. Na instituição que ela atua, os cursos são pagos, mas há algumas aulas gratuitas por meio do Programa Senac de Gratuidade.

Recuperação

A pandemia de Covid-19 resultou no fechamento de 3.500 dos 12 mil bares e restaurantes de Belo Horizonte existentes em 2020. A recuperação, porém, está a todo pavor: em 2022, há 14,5 mil estabelecimentos do setor cadastrados, ou seja, número maior do que antes da epidemia.

Dica boa

Homens e mulheres interessados em vagas em bares e restaurantes associados à Abrasel podem enviar currículo para o e-mail vagasabrasel@gmail.com. Boa sorte! 

Prefeitura de BH vai qualificar mão de obra gratuitamente

O projeto Gastronomia para Todos, da Prefeitura de BH, está com inscrições abertas para os cursos de garçom/garçonete (curso que começará em 17/10) e cozinheiro especialista em culinária vegana (curso com início em 31/10), ambos com média de 60 horas/aula. Os participantes receberão vale-transporte, lanche e material didático.

Para se inscrever, é necessário ir a algum Sine da cidade ou fazer o cadastro pelo site prefeitura.pbh.gov.br. Os cursos serão presenciais e realizados na Escola Profissionalizante Raimunda da Silva Soares (rua Carmo do Rio Claro, 411, São Cristóvão).

Conforme a PBH, desde o ano passado, mais de mil pessoas já foram capacitadas pelo projeto, que tem o objetivo de gerar novos negócios e aprimorar profissionais do setor alimentício da capital.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!