Epidemia

BH contrata mais de mil profissionais de saúde para atender pacientes com dengue

Foram 1.178 contratações entre fevereiro e esta quarta-feira (13 de março); profissionais atuam nos centros de saúde, UPAs e outras estruturas abertas durante a epidemia

Por O Tempo
Publicado em 13 de março de 2024 | 16:12
 
 
 
normal

A Prefeitura de Belo Horizonte contratou 1.178 profissionais de saúde para o atendimento de pacientes com sintomas de arboviroses (dengue, chikungunya e zika). As contratações foram feitas entre fevereiro e esta quarta-feira (13 de março). O número de profissionais contratados em 2024 é maior quando se comparado ao das duas últimas epidemias da doença, ocorridas em 2016 e 2019. Foram 708 contratações em 2016, e 730 em 2019, o que indica um aumento de 66,5% e 61,5%, respectivamente.

"Quando anunciamos as ações do Plano de Enfrentamento às Arboviroses, no fim de janeiro, falamos sobre o reforço de 600 profissionais na rede e que esse planejamento poderia ser adaptado, sempre a depender do cenário epidemiológico. Monitorando a situação da cidade diariamente, observamos a necessidade de ampliar esse número de admissões. Estamos quase dobrando o quantitativo e, enquanto for necessário, manteremos as contratações para garantir todo o cuidado necessário a população”, destacou o secretário municipal de saúde, Danilo Borges.

Conforme a prefeitura da capital, foram contratados médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, de enfermagem e de farmácia, além de auxiliares administrativos. Os profissionais estão em atuação nos 152 centros de saúde do município, nas nove Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e nos outros novos serviços instalados para o atendimento de pacientes com sintomas de arboviroses.

Além dos novos contratados, a prefeitura permitiu a realização de 1.100 plantões extras, feitos por profissionais da rede interessados em ampliar a carga horária. "Essa estratégia também está sendo utilizada para ampliar e agilizar o atendimento da população, garantindo tratamento e cuidado oportunos", assegurou a prefeitura, em nota.

O município não descarta a possibilidade de mais contratações. Por esse motivo, o Banco de Currículos continua aberto. Os interessados devem acessar o portal da Prefeitura de Belo Horizonte e realizar o cadastro.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!