Pandemia

BH convoca idosos com 61 e 62 anos para dose de reforço; confira o cronograma

Ainda, haverá ação de repescagem para adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não retornaram aos pontos para receberem as segundas doses da vacina

Por Lucas Negrisoli
Publicado em 03 de dezembro de 2021 | 08:29
 
 
 
normal

A prefeitura de Belo Horizonte convoca idosos com idade entre 61 e 62 anos e profissionais da saúde com 18 anos ou mais para receberem a dose de reforço das vacinas contra Covid-19 a partir desta segunda-feira (6). A prefeitura ressalta que, para ser imunizado, é necessário que a última aplicação tenha ocorrido há, pelo menos, cinco meses.

Ainda, haverá ação de repescagem para adolescentes de 12 a 17 anos que ainda não retornaram aos pontos para receberem as segundas doses da vacina. “Para ampliar o acesso da população aos pontos de vacinação, a partir desta segunda-feira, dia 6, a aplicação das doses será feita em shoppings da capital, das 13h às 19h30, e os públicos elegíveis para se imunizar nestes locais são exclusivamente os convocados para o dia em questão”, informa o Executivo em nota.

Os locais de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira entre 8h e 17h nos pontos fixos e extras e 8h e 16h30 nos de drive-thru. Em shoppings, as vacinas serão oferecidas das 13h às 19h30. Ainda, mantêm-se os pontos de vacinação noturna, que ficam disponíveis até 20h. Todos os endereços devem ser conferidos no portal da prefeitura.

 

Confira o cronograma de vacinação atualizado:

 

Dia 06/12, segunda-feira: repescagem de segunda dose para adolescentes de 17 a 12 anos, cuja primeira dose tenha pelo menos 21 dias. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF. Para se imunizar, os adolescentes de 15 a 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais ou apresentar a autorização devidamente preenchida;

Dia 07/12, terça-feira: dose de reforço para trabalhadores da saúde a partir de 18 anos, completos até 31 de dezembro, cuja segunda dose tenha 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte;

Dia 08/12, quarta-feira: não haverá vacinação;

Dia 09/12, quinta-feira: dose de reforço para idosos de 62 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.

Dia 10/12, sexta-feira: dose de reforço para idosos de 61 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 5 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade, CPF e comprovante de residência em Belo Horizonte.

 

Confira o que é necessário levar, para cada público, na hora da vacinação

 

Segunda dose

Para que os usuários possam tomar a segunda dose é necessário ter, no mínimo, 21 dias desde a aplicação da primeira dose. Além disso, é preciso levar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF. Os adolescentes de 12 a 15 anos devem estar acompanhados dos pais ou representantes legais ou apresentar a autorização devidamente preenchida.
 

Trabalhadores da saúde       

No momento da aplicação da dose de reforço em trabalhadores da saúde é necessário ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses. Além disso, é preciso apresentar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e documento que comprove ser trabalhador em atividade em estabelecimentos de saúde de Belo Horizonte, como por exemplo, o registro no conselho profissional (para profissionais de saúde) e documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com serviço de saúde localizado em Belo Horizonte por meio da apresentação de:

- Comprovante de pagamento (contracheque); ou

- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função; ou

- Contrato de trabalho; ou

- Relatório do CNES; ou

- Declaração de Imposto sobre a Renda; ou

- Declaração de vinculação ativa como trabalhador de saúde emitida pelo serviço de saúde.
 

Idosos

Para que idosos possam receber a dose de reforço é necessário ser residente de Belo Horizonte, apresentar o comprovante de endereço, cartão de vacinação, e também ter recebido a segunda dose no prazo de 5 meses.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!