Covid-19

BH inicia a imunização de idosos com 70 anos ou mais com a vacina bivalente

A vacinação ocorre em 143 Centros de Saúde da capital mineira; idosos precisam apresentar documento com foto e cartão de vacina

Por Alice Brito
Publicado em 06 de março de 2023 | 09:49
 
 
 
normal

Os postos de saúde de Belo Horizonte amanheceram cheios nesta segunda -feira (6). Isso porque,  começou, hoje, a campanha de vacinação contra a Covid-19 de idosos que têm 70 anos ou mais com o imunizante bivalente.

De acordo com o diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, Paulo Roberto Corrêa, esse imunizante é capaz de   aumentar a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron.  "Essa vacina é de extrema importância e é capaz de intensificar a proteção das outras vacinas contra a Covid-19", explicou.

A aposentada Ana Viana, de 76 anos, estava de olho na campanha e no cartão de vacinas. Ela não perdeu tempo e foi logo cedo ao Centro de Saúde Carlos Chagas, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. O sentimento dela foi de felicidade após receber a vacina bivalente no braço.

" Eu sou muito ligada com tudo referente à saúde, por isso, eu acompanho todas as datas e sigo tudo à risca, desse jeito, fico sempre protegida", disse empolgada a aposentada.

Outros públicos

  • Além desse público, a Prefeitura já disponibiliza o imunizante para idosos com 80 anos ou mais, além das pessoas com alto grau de imunossupressão maiores de 12 anos. 

Unidades de saúde que aplicam o imunizante

  • A vacinação acontece em 143 Centros de Saúde da capital. A imunização com a vacina bivalente não é realizada nas unidades onde está sendo realizada a vacinação infantil, que são: Centro de Saúde Barreiro de Cima (Barreiro), Centro de Saúde Conjunto Santa Maria (Centro-Sul), Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes (Leste), Centro de Saúde São Paulo (Nordeste), Centro de Saúde Carlos Prates (Noroeste), Centro de Saúde Aarão Reis (Norte), Centro de Saúde Betânia (Oeste), Centro de Saúde Dom Orione (Pampulha) e Centro de Saúde Paraúna (Venda Nova). 

Quem pode tomar a vacina?

  • Para receber essa dose da vacina bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra covid-19 (monovalente) recebida. 

Requisitos

  • Para os idosos com 70 anos e mais, é imprescindível a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas. 
     
  • Não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias. 

Para mais informações

  • Os locais e horários de imunização com a vacina bivalente podem ser conferidos no portal da Prefeitura de Belo Horizonte:  www. pbh.gov.br

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!