VEJA QUEM PODE SE VACINAR

BH inicia imunização contra covid com vacina bivalente na segunda; veja grupos

A vacina bivalente é eficaz contra novas cepas e variantes da doença; vacinação vai acontecer em 143 Centros de Saúde da capital

Por Isabela Abalen
Publicado em 24 de fevereiro de 2023 | 16:36
 
 
 
normal

Idosos com 80 anos ou mais e pessoas com alto grau de imunodepressão, maiores de 12 anos, vão poder se imunizar com a vacina bivalente contra a covid-19 a partir da próxima segunda-feira (27) em Belo Horizonte. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina bivalente se mostrou eficaz contra novas cepas e variantes da covid-19. A tecnologia utilizada é a de RNAm, que codifica proteínas da cepa original de SARS-CoV-2, da variante ômicron e das variantes BA.4 e BA.5.

Local de vacinação 

A imunização com a vacina bivalente vai acontecer em 143 Centros de Saúde da capital. Todos os locais e horários de vacinação podem ser conferidos no portal da Prefeitura

Mas, atenção, a vacinação não vai acontecer nas unidades onde está sendo realizada a imunização infantil, que são: Centro de Saúde Barreiro de Cima (Barreiro), Centro de Saúde Conjunto Santa Maria (Centro-Sul), Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes (Leste), Centro de Saúde São Paulo (Nordeste), Centro de Saúde Carlos Prates (Noroeste), Centro de Saúde Aarão Reis (Norte), Centro de Saúde Betânia (Oeste), Centro de Saúde Dom Orione (Pampulha) e Centro de Saúde Paraúna (Venda Nova). 

Requisitos 

Para receber a dose de reforço da vacina bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas contra a covid-19, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose recebida.

É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e CPF, além do cartão de vacinas e não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Para os imunossuprimidos, é necessário, ainda, apresentar um comprovante da doença, podendo ser utilizados: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.

Quais situações de pessoas imunossuprimidas podem receber a vacina?

  • - Imunodeficiência primária grave;
  • - Quimioterapia para câncer;
  • - Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
  • - Pessoas vivendo com HIV/Aids;
  • - Uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
  • - Uso de drogas modificadoras da resposta imune, como Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe) Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
  • - Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
  • - Pacientes em hemodiálise;
  • - Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!