'Arreda pra cá!'

BH projeta aumento de 20% no número de turistas durante o Carnaval 2024

São esperados cerca de 300 mil visitantes na capital, número maior que os 250 mil que participaram da folia em 2023

Por Rayllan Oliveira
Publicado em 11 de janeiro de 2024 | 10:03
 
 
 
normal

Belo Horizonte espera aumentar em 20% o número de turistas na cidade durante o Carnaval de 2024. São esperados cerca de 300 mil visitantes na capital, número maior que os 250 mil que participaram da folia em 2023. O período de festa terá início no dia 27 de janeiro e seguirá até o dia 18 de fevereiro.

"Temos feito uma divulgação intensa do Carnaval, seja por meio do marketing digital ou até mesmo com ações em outros estados, e isso nos dá essa expectativa de aumento significativo. Além, é claro, da promoção da festa em feiras de turismo, parceria com agências de viagens, entre outras iniciativas", afirmou o presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A - Belotur, Gilberto Castro.

O aumento no número de turistas é visto com otimismo pelo setor hoteleiro da capital mineira. Conforme levantamento do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SindHotéis), a capital conta com 220 hotéis, e possui uma oferta de 24 mil leitos, com diárias entre R$ 100 e R$ 700. A previsão, segundo o estudo, é de ocupação média de 80% durante a folia.

"Estamos muito otimistas para este ano. A rede hoteleira da capital e grande BH está preparada para receber os foliões. Já temos 30% das vagas reservadas, isso um mês antes do evento. No ano passado, a taxa de ocupação nos hotéis e diversos tipos de hospedagem foi em torno de 74%, chegando a ter 100% em alguns hotéis onde, por exemplo, estavam hospedadas as bandas. Em 2024, a expectativa é superarmos este número”, afirma Paulo Cesar Pedrosa, presidente do SindHotéis, que prevê o melhor índice de ocupação dos últimos dez anos.

Número de foliões

Segundo a Belotur, a expectativa para o Carnaval de 2024 é de um aumento de 10% na circulação de pessoas por BH, chegando a 5,5 milhões de foliões. Ao todo, são 536 blocos de rua cadastrados para desfilar nas nove regionais da cidade, com previsão de 583 desfiles.

O número de blocos e desfiles pode ser alterado visto que, em média, há desistência de 25% dos desfiles pré-cadastrados.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!