Impacto

BH: Repasse a empresas de ônibus diminuiu, em média, oito passageiros por carro

Prefeitura disse que 95% das linhas aumentaram o número de viagens na capital

Por Lucas Henrique Gomes
Publicado em 19 de julho de 2022 | 07:32
 
 
 
normal

No balanço divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) sobre a primeira semana após as mudanças nos quadros de horário de ônibus depois do pagamento da primeira parcela às emoresas, há o impacto dos primeiros dias. Um deles é a redução do número de passageiros por veículo. De acordo com o Executivo, o número médio de passageiros passou de 55 (no dia 11, segunda-feira passada) para 47 (dia 12, terça-feira, primeiro dia de mudanças), uma redução de oito pessoas.

Não foram detalhados os números médios dos dias seguintes. Apesar disso, houve mais de 1.600 reclamações desde então.

Ainda de acordo com o posicionamento da prefeitura, mais de 95% das linhas de ônibus na capital aumentaram viagens após o pagamento da primeira parcela do acordo, que vai até março de 2023. "No último dia 12, o número de viagens realizadas foi de 19.808, sendo 545 no período noturno, entre 0h e 3h59. Entre as 276 linhas que rodam em Belo Horizonte, 264 aumentaram o número de viagens programadas, atendendo ao acordo firmado entre Prefeitura, Câmara Municipal e consórcio de empresas de transporte público", diz a nota.

O comunicado do Executivo mostra também que houve ainda um acréscimo de 119 ônibus na frota desde o último dia 12, chegando a 2.232 veículos em circulação.

Segundo o acordo, em até 15 dias após o pagamento da primeira parcela, as empresas deveriam aumentar a oferta de viagens diárias em, no mínimo, 30% em relação ao que foi ofertado no mês de março. A Prefeitura trabalha com o número de 21.708, número maior do que ocorreu no último dia 12.

A prefeitura repassará mensalmente às empresas o valor acordado até março do próximo ano. Até lá, as empresas de ônibus não poderão aumentar o valor da tarifa cobrada aos usuários.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!