Balanço

BH tem aumento de todos os indicadores de Covid 2 dias antes de reabrir comércio

No patamar vermelho, ocupação dos leitos de UTIs é o que mais preocupa as autoridades

Por Renata Evangelista
Publicado em 20 de abril de 2021 | 18:40
 
 
 
normal

Apenas dois dias antes de reabrir o comércio, Belo Horizonte registrou o aumento dos três indicadores que medem o avanço da Covid-19. Nas últimas 24 horas, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde (SMSA), a taxa de transmissão do vírus subiu de 0,90 para 0,92.

A ocupação dos leitos de enfermaria, que na segunda-feira (19) estava em 58,9%, subiu para 59,1% nesta terça-feira (20). O que mais preocupa as autoridades, no entanto, é a lotação dos leitos de UTIs específicos para atender as vítimas em estado grave da pandemia.

No intervalo de um dia, o índice saltou de 81,1% para 83,1%. O levantamento da prefeitura revela que a capital tem um indicador no nível verde (controle), um no amarelo (atenção) e um no vermelho (alerta máximo).

Mas, apesar dos números em alta, o Comitê de Combate à Covid-19 informou que a tendência é de queda em todos os indicadores. Por isso, a partir de quinta-feira (22), praticamente todos os estabelecimentos do municípios poderão atender o público de forma presencial. 

No entanto, vários protocolos de segurança deverão ser seguidos para impedir o avanço do vírus e o descontrole da doença na cidade. Atualmente, BH tem 166.187 casos confirmados do coronavírus e 3.979 mortes. Nas últimas 24 horas, foram atestados 1.578 doentes e 46 óbitos em decorrência da doença.

Hoje, a cidade tem 6.077 infectados em recuperação, seja em isolamento domiciliar ou internação hospitalar

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!